Assentados do Guará participam de mutirão para atualizar cadastros do CadÚnico

O programa é responsável por identificar potenciais beneficiários dos programas sociais do governo, dentre eles, o Bolsa Família, Minha Casa Minha Vida e Tarifa Social de Energia Elétrica

A Secretaria de Assistência e Desenvolvimento Social (SEMADS), em parceria com o Instituto de Desenvolvimento Rural do Paraná (IDR) e a Associação dos Produtores Rurais Posseiros de Terra no Alto da Serra da Esperança (APROSERRA), realizou, nesse sábado (09), um mutirão na Escola Municipal Sofia Horst, no distrito do Guará, para atualização e registro das famílias, no Cadastro Único para Programas Sociais (Cadúnico). 

“O CadÚnico é o responsável por identificar potenciais beneficiários dos programas sociais do governo, dentre eles, o Bolsa Família, Minha Casa Minha Vida e Tarifa Social de Energia Elétrica. Por isso, estar inserido neste sistema, com o cadastro atualizado, é condição para quem tem direito a qualquer auxílio de assistência social do governo federal. E hoje, esperamos ajudar mais de 70 famílias com o cadastramento para receber esses benefícios, de uma condição de vida melhor para eles”, explicou a diretora técnica da Secretaria de Assistência e Desenvolvimento Social, Elenita Luiza Lodi.

Para o prefeito de Guarapuava, Celso Góes, resolver os problemas de necessidades básicas da população e dar segurança e conforto às famílias do município é muito importante para ele e faz parte de sua gestão. “Estamos trabalhando para sanar esse problema em nosso município. Cada morador, cada família, precisa se sentir seguro e confortável no lugar onde vive, e esperamos oferecer as oportunidades para isso. Esta é nossa meta e nosso compromisso”, destacou o prefeito.

De acordo com a coordenadora do Instituto de Desenvolvimento Rural do Estado (IDR-Paraná) em Guarapuava,, Rebeca Maria Bartmeyer, estar inserido neste sistema, com o cadastro atualizado, é condição para quem tem direito a qualquer auxílio de assistência social que o programa prevê.

“Os dados para o IDR-Paraná que estão no CadÚnico a precisão deles, a qualidade desses dados são muito relevantes, primeiro, para elaborar as políticas públicas do governo do Estado, depois, para se conseguir executá-las nos pontos mais necessários. Elas são políticas públicas de assistência técnica e extensão rural vinculadas a projetos de transferência de renda”, explicou.

Quem pode se cadastrar?

– Beneficiários do Programa Bolsa Família (PBF);

– Beneficiários da Tarifa Social de Energia Elétrica (TSEE);

– Beneficiários de Prestação Continuada da Assistência Social (BPC);

– Beneficiários do Programa Bolsa Verde;

– Famílias com dados desatualizados no CadÚnico, mesmo que não sejam beneficiárias de programas sociais.

Documentos obrigatórios para o cadastramento: 

– RG

– CPF

– Título de Eleitor

– Certidão de Nascimento / Casamento CPF

(Deve ser apresentado todos os documentos de todas as pessoas que moram na casa)

– Fatura da energia elétrica.

Para mais Informações: (42) 3623 7995 – [email protected]