Artigo: Black Friday: onde o atendimento ao cliente é rei 

Está se aproximando uma das datas mais relevantes para o varejo nacional, principalmente no que tange o mercado de e-commerce brasileiro. Sim, estou falando da Black Friday! Criada nos Estados Unidos e já consolidada no Brasil, a data se tornou uma das melhores oportunidades para, não apenas alavancar vendas, mas também conquistar novos clientes e fidelizar os que já estão na base

De acordo com estudo elaborado pelo MindMiners, em parceria com a Spark, e denominado “A Black além da Black”, as cinco top categorias de produtos mais procuradas na data são: equipamentos eletrônicos (28%); vestuários e acessórios (56%); eletrodomésticos (43%); beleza e cuidados pessoais (40%); e livros (31%).

Além disso, o mesmo estudo aponta que 73% dos consumidores interessados em efetuar compras na Black Friday sempre procuram investigar mais sobre os produtos e marcas que são indicados por influenciadores. Outra informação interessante sobre comportamento do cliente é que as buscas sobre descontos para a data já são 24% maiores do que em 2022, de acordo com o Google.

Isso nos mostra não apenas que a Black Friday continua um sucesso, mas também que é preciso atuar de forma estratégica para atrair, converter e fidelizar esse consumidor. Nesse sentido, promover um bom atendimento é fundamental para atuar na Black Friday de forma que ela tenha uma reverberação positiva ao longo dos dias que a sucedem.

Uma das alternativas mais eficientes pode ser, justamente, fazer uso do aplicativo mais popular entre os brasileiros, o WhatsApp. De forma lúdica, esse app se torna um ‘megafone’ direto na mão dos clientes, possibilitando que o gestor de uma marca possa compartilhar promoções exclusivas e ofertas relevantes.

Por fim, o uso do WhatsApp possibilita a criação de uma conexão mais efetiva e direta com o consumidor, com uma comunicação mais direta e simples. Esse é outro ponto de vantagem do app, visto que os usuários já são altamente familiarizados com o WhatsApp, auxiliando na comunicação entre marcas e clientes. Ainda sobre as vantagens de fazer do WhatsApp sua ferramenta de sucesso na Black Friday, podemos listar a possibilidade de personalização de ofertas, com adaptações de preferências de cada pessoa; economia de tempo, evitando buscas demoradas por produtos; e até mesmo engajamento prévio, gerando buzz antes mesmo da data oficial.

E aí, sua marca já está preparada para atender o consumidor no WhatsApp durante a Black Friday 2023?!

Ary Vilhena, CEO da Smartspace by Digivox, plataforma que otimiza o processo de atendimento ao cliente por meio de assistentes virtuais com voicebots e chatbots que usam Inteligência Artificial Generativa.