Aprender Valor: escolas de Guarapuava participam de programa do Banco Central

Projeto abordará temas sobre o uso consciente do dinheiro e do crédito pelos alunos

As escolas municipais de Guarapuava, Professor Conrado e Professora Luiza P. Amaral, foram selecionadas para participar do projeto piloto do programa Aprender Valor, do Banco Central. A parceria entre a instituição e o município garantirá a implementação do ensino de educação financeira para alunos do 1º ao 9º ano do Ensino Fundamental. 

Entre os temas, que serão abordados, estão os conceitos sobre educação financeira, planejamento, investimento, poupança e uso consciente do dinheiro. Além disso, os alunos também poderão atuar como multiplicadores de conteúdo, levando o conhecimento sobre educação financeira para suas famílias. 

Segundo a secretária de Educação, Doraci Senger Luy, o trabalho será transversal e interdisciplinar abrangendo disciplinas de matemática, língua portuguesa, história e geografia. “A educação financeira na escola não se constitui em uma questão de conteúdo, mais do que isso, favorece tanto ao professor quanto aos alunos uma reflexão sobre comportamento, criação de hábitos, foco em habilidades socioemocionais e autocontrole. A proposta é de contribuir na formação de cada um como indivíduo economicamente ativo”, disse Doraci.