Agência bancária de Guarapuava é multada em R$ 64 mil por fraude

Ação ocorreu depois que o Procon recebeu diversas reclamações de consumidores sobre descontos indevidos em seus benefícios

Uma agência bancária de Guarapuava, que não teve o nome divulgado, foi multada em cerca de R$ 64 mil por fraude. Ação ocorreu depois que o Procon recebeu diversas reclamações de consumidores sobre descontos indevidos em seus benefícios, tudo, segundo o órgão, a empréstimos consignados não realizados. Apenas uma aposentada tinha três contratos de empréstimos consignados sendo descontados de seu benefício. 

De acordo com a coordenadora do Procon, Luana Esteche, durante o processo administrativo, foi constatada a divergência de documentos juntados pelo banco, pois mesmo a consumidora sendo analfabeta, muitos documentos contavam com a assinatura dela, além disso, uma das fotocópias do documento de identidade estava rasurada, com a inserção de assinatura falsa no espaço onde constava a inscrição “ANALFABETA”.

“Foram constatadas práticas de fraude e possível falsidade ideológica nos documentos apresentados pelo banco, o qual explorou a vulnerabilidade da consumidora e obteve, de forma indevida, seus dados pessoais, com um agravante, realizando práticas de adulteração de documentos na formalização dos contratos”, explicou.

Em razão disso, o órgão aplicou multa de R$ 64.752,13 ao Banco Cetelem por ofensa aos direitos do consumidor, medida essa que visa inibir a prática de novas condutas fraudulentas. Como se trata de possível crime, o Procon expedirá ofício ao Ministério Público Estadual para apuração da conduta.

Orientações – Para evitar esse golpe, os clientes podem utilizar o SiteMeu INSS e fazer o bloqueio para empréstimos consignados. Posteriormente, caso realmente necessite de empréstimo, o desbloqueio é feito no próprio site.

Os consumidores vítimas dessa fraude devem buscar o Procon para registrar as reclamações.