1º de outubro Da Internacional da Terceira Idade

A data faz referência à criação da Lei N°10.741 (Estatuto do Idoso) que entrou em vigor em 2004

Assegurar os direitos da pessoa com mais de 60 anos de idade, criando condições para sua autonomia, integração e a participação efetiva na sociedade. Esses são alguns objetivos do Conselho Municipal dos Direitos da Pessoa Idosa (CMDPI) e da Rede de Proteção e Cuidado da Pessoa Idosa de Guarapuava. Neste dia 1º de outubro é comemorado o Dia Internacional da Terceira Idade. No Brasil, a data faz referência à criação da Lei N°10.741 (Estatuto do Idoso) que entrou em vigor em 2004. 

“Possibilitar uma cidade melhor para os nossos idosos é um compromisso. Momentos como esse, nos fazem refletir o quão importante é criar oportunidade para esse público, que ainda tem muito a contribuir com o nosso município. Tivemos diversos avanços e queremos oferecer ainda mais qualidade de vida para as pessoas idosas de Guarapuava”, destacou o prefeito, Celso Góes.

Em Guarapuava, ambos os órgãos são paritários de caráter consultivo, deliberativo e fiscalizador da política de defesa dos direitos do idoso vinculado à Secretaria Municipal de Assistência e Desenvolvimento Social (SEMADS). Fazem parte do órgão, nove representantes do Poder Público e nove representantes de organizações não governamentais, ligadas à defesa e ou ao atendimento ao idoso. Os conselheiros compõem as comissões de análise de documentos e visitas institucionais; de comunicação e articulação; finanças e do Fundo Municipal dos Direitos da Pessoa Idosa (FMDPI).

“Estamos muito contentes com o trabalho que está sendo desenvolvido pelo CMDPI, visualizamos grandes avanços no que diz respeito à proteção e garantia de direitos da pessoa idosa de Guarapuava. Essa articulação do conselho com as entidades, secretarias e os idosos, têm resultado em grandes ações, propostas, fiscalizações para o bem-estar da pessoa idosa.

A rede é uma grande conquista para o município. Agora trabalhamos para constituir o fórum de idosos, onde será a oportunidade de a pessoa idosa estar mais próxima do Conselho e também levantar as demandas para que possamos juntos construir políticas públicas eficientes voltadas à população idosa”, enfatizou a presidente do CMDPI, Jessika Poli dos Santos.

Atuação

Em 2022, o CMDPI promoveu, participou e instituiu diversas ações que visam a garantia de direitos e a proteção da pessoa idosa no município. Foi criada neste ano a Rede de Proteção e Cuidado da Pessoa Idosa de Guarapuava, que em pouco mais de três meses se tornou referência no Paraná e no Brasil pela atuação e articulação. Ainda, foram retomadas as atividades do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos, dos cerca de 20 grupos da terceira idade do município, que estavam suspensas pela pandemia da Covid-19.

“O objetivo da rede é apurar denúncias e atender demandas que visem a defesa dos direitos da pessoa idosa. Com isso, o município pode se organizar para o enfrentamento do envelhecimento. A política de resultados, acontece a partir do momento em que a pessoa idosa passa a ser cuidada com respeito e dignidade para que possamos viver ativo e saudável”, salientou a coordenadora da Rede da Proteção e Cuidado da Pessoa Idosa de Guarapuava, Maria Lioba Heerdt.

O município também conta com o Plano Municipal dos Direitos da Pessoa Idosa, que foi desenvolvido por meio do trabalho conjunto das Secretarias Municipais, órgãos federais e estaduais, entidades não governamentais, universidades, hospitais e conselhos. Guarapuava também aderiu ao Pacto Nacional de Implementação dos Direitos da Pessoa Idosa e ao Programa Viver – Envelhecimento Ativo e Saudável, do Ministério da Mulher, da Família e dos Direitos Humanos.

Festival da Melhor Idade

Em comemoração à data e às conquistas em relação à pessoa idosa no município, as Secretarias de Turismo e Eventos, Cultura e Assistência e Desenvolvimento Social, promovem nos dias 07 e 08 de outubro, a 14ª edição do Festival da Melhor Idade, que tem o objetivo de integrar as pessoas da terceira idade de Guarapuava e região. O ano de 2022 marca o retorno da festividade, e conta, em sua programação, com dois shows nacionais, concursos tradicionais de dança, Rei e Rainha do Festival, Rei e Rainha do Município, entre outras atividades.