O taekwondo é um esporte que além de ensinar sobre defesa pessoal, flexibilidade, alongamento, autocontrole, também trabalha princípios fundamentais, como cortesia, integridade e perseverança. A falta de fôlego mostra o empenho de cada atleta dentro dos tatames e a empolgação foi a energia dos estudantes no último dia de competições em Guarapuava.
No domingo (18), foram realizadas as últimas competições de taekwondo da 39ª edição dos JESP (Jogos Estudantis da Semana da Pátria). A Secretaria de Esportes e Recreação é a realizadora do evento que contou com a participação de estudantes de 48 escolas públicas e particulares de Guarapuava.
“Essa geração não entende muito o que é competir, ganhar ou perder. Então eu acho que a parte dos JESP que tenta trazer isso para eles é muito importante. Vem para somar, para levar para a vida dessa geração esses significados de vitória e de derrota. Eles podem assimilar essas coisas que levam para a vida pessoal também”, conta o coordenador do taekwondo de Guarapuava, mestre Márcio Luiz Pereira.
Ana Caroline Benitz, 16 anos, participou das competições de taekwondo e representou, pela primeira vez, o Colégio Carneiro Martins. “Esse foi o meu primeiro JESP. Eu comecei a treinar no fim do ano passado e já ganhei as duas lutas em que participei. Achei tudo muito legal, porque é uma experiência de campeonato, e eu gosto muito”, contou a atleta.
“Nós estamos participando em todas as modalidades, com todos os grupos, desde o sexto ano até o terceiro ano do ensino médio. Então, para nós, a importância dos JESP, hoje, é fundamental. O esporte está ganhando cada vez mais espaço, ganhando cada vez mais importância dentro do dia a dia escolar e óbvio, por manutenção da saúde e todos os demais benefícios que vêm junto com o esporte”, explicou o professor de educação física do Colégio Visconde de Guarapuava, Sávio Camargo.
O secretário de Esportes e Recreação de Guarapuava, Milton Roseira, falou da importância do taekwondo não só nos JESP, mas para a vida dos atletas e de suas famílias. “O taekwondo vai muito além das competições. Esta é uma escola para a vida. Não só os atletas se beneficiam da prática desta arte marcial, mas também seus familiares, amigos e a comunidade de uma forma geral. Esporte é vida, é energia. Considero que esta edição dos JESP, que terminará na próxima sexta-feira, 23, trará ótimos resultados para toda a nossa comunidade”, comemora o secretário.
Confira os resultados do taekwondo
Grupo 0 Geral Feminino:
1º lugar – COLÉGIO LOBO
2º lugar – COLÉGIO MANOEL RIBAS
3º lugar – COLÉGIO PADRE HONORINO
Grupo 0 Geral Masculino:
1º lugar – COLÉGIO MANOEL RIBAS
2º lugar – COLÉGIO PADRE HONORINO
3º lugar – ESCOLA DOMINGOS SÁVIO
GRUPO 1 – masculino
WO: Nicolas Ferreira Militão – Colégio Professor AmarÍlio
Grupo Geral 1 Masculino:
1º lugar – COLÉGIO VISCONDE DE GUARAPUAVA
2º lugar – COLÉGIO PROFESSOR AMARÍLIO
GRUPO 1 – feminino:
Campeã: Maria Paula Medlo – Colégio Visconde de Guarapuava
Grupo Geral 1 feminino:
1º lugar – COLÉGIO VISCONDE DE GUARAPUAVA
2º lugar – COLÉGIO PADRE HONORINO
GRUPO 2 – masculino
Campeão: Nícolas Mayer – Colégio Manoel Ribas e Felipe Rodrigues da Silva – Colégio Cristo Rei
Grupo Geral 2 Masculino:
1º lugar – COLÉGIO NEWTON ALBACH
2º lugar – COLÉGIO CRISTO REI
3º lugar – COLÉGIO MANOEL RIBAS
GRUPO 2 – feminino:
Campeã: Rafaelly Eduarda Ferraz – Colégio Cristo Rei
Grupo Geral 2 Feminino:
1º lugar – COLÉGIO CRISTO REI
2º lugar – COLÉGIO MANOEL RIBAS
3º lugar – COLÉGIO VISCONDE DE GUARAPUAVA
GRUPO 3 – masculino
Campeão: Gabriel Teixeira de Andrade – Colégio Visconde de Guarapuava
Grupo Geral 3 Masculino:
1º lugar – COLÉGIO FRANCISCO CARNEIRO MARTINS
2º lugar – COLÉGIO VISCONDE DE GUARAPUAVA
GRUPO 3 – feminino:
Campeã: Anna Caroline Benitz – Colégio Francisco Carneiro Martins
Grupo Geral 3 Feminino:
1º lugar – COLÉGIO FRANCISCO CARNEIRO MARTINS