27º Rally Transparaná passa por Guarapuava nesta quinta

A premiação desta etapa da disputa será até às 20h, à medida que os carros forem chegando

Cerca de 100 pilotos de vários estados marcarão presença em Guarapuava na próxima quinta-feira (18), em uma das etapas do Transparaná, uma competição tradicional do estado na modalidade de Rally.

Os veículos ficarão concentrados no Parque do Jordão, a partir das 15h. As belezas naturais do município irão encantar participantes do Rio Grande do Sul, Santa Catarina, São Paulo, Rio de Janeiro, Minas Gerais, Mato Grosso, Goiânia, Bahia e Piauí.

A premiação desta etapa da disputa será até às 20h, à medida que os carros forem chegando. Na sexta (19), os participantes partem em direção a Irati, a partir das 7h. O evento ocorrerá do dia 16 a 20 de fevereiro com mais de mil quilômetros percorridos, desde a largada em Foz do Iguaçu, até a chegada ao Palácio Iguaçu em Curitiba.

A competição seguirá todos os protocolos de saúde, sendo realizada pela Jeep Clube de Curitiba, com apoio da prefeitura, por meio das secretárias de Turismo e Eventos, e de Esportes e do Governo do Estado.

Transparaná – A edição deste ano envolve 110 veículos e participantes de 13 estados e 45 municípios diferentes. Serão 1.360 quilômetros de Foz do Iguaçu até Curitiba, passando por trechos rurais de 32 cidades. O trajeto terá como cidades-dormitórios Cascavel, Guarapuava e Irati, com chegada no Palácio Iguaçu, em Curitiba, no próximo sábado (20).

Largada – A largada aconteceu nessa quarta-feira, no Parque Nacional do Iguaçu, e o primeiro dia do rally termina na cidade de Cascavel.

No segundo dia de prova, entre Cascavel a Guarapuava, serão 310 quilômetros passando por Laranjeiras do Sul, Goioxim e Palmeirinha. O terceiro dia, de Guarapuava a Irati, envolve a passagem em uma pista de motocross localizada ao lado do Rio Jordão. Fazem parte do roteiro as localidades de Guará e Imbituva.

O trecho final seguirá rumo a Porto Amazonas e São Luiz do Purunã. A chegada do Transparaná será no Palácio Iguaçu. Os veículos começarão a chegar na metade da tarde do próximo sábado.

Largada do Rally Transparaná reacende calendário esportivo do Estado

De acordo com o governador Ratinho Junior, que participou, nessa quarta-feira (17), da largada oficial, o Transparaná é o rally mais antigo do País. A intenção, segundo ele, é fazer a competição crescer aos poucos e ganhar corpo a partir de 2022 com a inclusão de motos e bicicletas.

Vinícius Gunha, diretor-geral da competição e representante do Jeep Clube de Curitiba, disse que a 27ª edição começou a ser organizada em setembro do ano passado. Ele também destacou que todos os protocolos de segurança sanitária estabelecidos para combate à pandemia da Covid-19 serão rigidamente cumpridos e fiscalizados. O uso de máscara é obrigatório, além da higienização com álcool em gel e a precaução com o distanciamento social.

O superintendente de Esporte do Paraná, Helio Wirbiski, destacou que o Transparaná é um marco de retomada das atividades esportivas no estado. De acordo com o calendário esportivo, de abril a dezembro serão 36 competições, entre ações próprias, realizadas com parceiros e algumas de nível nacional e mundial.

Os Jogos de Aventura e Natureza terão seis etapas, tendo como novidade as programadas para Curitiba e Região Metropolitana, a que acontecerá nos Corredores das Águas, em Guarapuava e entorno; e no Norte do Estado. Litoral, Angra Doce e Lindeiros também voltaram ao calendário.