Enade: Quatro cursos da Unicentro conquistam nota máxima
Os resultados são do Conceito Preliminar de Curso (CPC), divulgados pelo Ministério da Educação
Os resultados do Conceito Preliminar de Curso (CPC) divulgados pelo Ministério da Educação colocaram a Universidade Estadual do Centro-Oeste (Unicentro) entre as instituições mais bem avaliadas do país. Dos dez cursos analisados pelo Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes (Enade) em 2023, quatro atingiram o conceito máximo (5) e os outros seis obtiveram nota 4.
O reitor da Unicentro, Fábio Hernandes, destacou a importância deste reconhecimento. “Isso mostra que a universidade está no caminho certo. É o comprometimento dos nossos docentes, estudantes e de toda a comunidade universitária com a formação de qualidade. Esses conceitos refletem o ensino, a pesquisa, a extensão, a inovação e a inserção regional dos nossos cursos”, comemorou o reitor.
Enade 2023
Em 2023, o Enade foi voltado para cursos das áreas de ciências agrárias, engenharias e arquitetura, ciências da saúde, tecnologia e gestão. Ao todo, o exame avaliou 9.812 cursos em todo o país. Os indicadores medem, entre outros critérios, a qualidade do ensino ofertado, o desempenho dos estudantes e a adequação da infraestrutura dos cursos.
Durante a avaliação, os estudantes responderam questões de três eixos, compostos por 68 perguntas, sendo 42 relacionadas à organização didático-pedagógica do curso, infraestrutura ofertada aos alunos durante sua formação e oportunidades de ampliação da formação acadêmica e profissional.
Para o diretor de Avaliação Institucional da Unicentro, Angelo Marafon, este conjunto de dados revela o compromisso da universidade com a excelência.
“Esses resultados são um reflexo sério e contundente da qualidade do ensino nos cursos da Unicentro. Os indicadores divulgados – CPC, IDD (Indicador de Diferença entre os Desempenhos Observado e Esperado) e IGC (Índice Geral de Cursos Avaliados da Instituição) – nos colocam em um patamar elevado e validam os esforços que temos feito para garantir uma formação sólida e atualizada aos nossos acadêmicos”, exaltou.
Cursos entre os melhores do Estado
Medicina Veterinária, Agronomia, Enfermagem e Farmácia obtiveram o conceito máximo, 5. Já Engenharia Ambiental, Engenharia de Alimentos, Engenharia Florestal, Fisioterapia, Fonoaudiologia e Nutrição, conquistaram o conceito 4. Todos os cursos ficaram entre os 10 melhores do Paraná.