Intenção de Consumo das Famílias do Paraná cai 5,5% em março

Fatores de maior impacto foram Momento para Duráveis e Acesso ao crédito, segundo Fecomércio-PR

A Intenção de Consumo das Famílias (ICF) caiu 5,5% no Paraná no mês de março e ficou em 103 pontos. Os dados são da Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Paraná (Fecomércio PR) e da Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC).

Essa é a segunda retração do ano e foi mais intensa do que a média nacional, que baixou 0,8% e marca 104,1 pontos.

Os fatores de maior impacto no indicador de consumo foram Momento para Duráveis, marcando 66,6 pontos, e redução 9,6% em relação a fevereiro. Por estar abaixo dos 100 pontos esse subindicador está na zona de insatisfação, assim como o Acesso ao crédito, com 69,9 pontos, e baixa de 9,3% na variação mensal.

Os demais aspectos avaliados também tiveram queda em março: Nível de Consumo Atual (-7%), Perspectiva de Consumo           (-7%), Perspectiva Profissional (-6,4%), Emprego Atual (-3%) e Renda Atual (-1,1%).

A maior redução do índice ocorreu entre as famílias com renda até dez salários mínimos, entre as quais o indicador caiu 5,8%. Nas famílias de maior renda a ICF teve decréscimo de 4,2%.

Fonte: Fecomércio-PR