Entre Rios inicia comemorações de seu aniversário

As festividades em comemoração aos 70 anos da imigração dos alemães suábios foram iniciadas com muita história, cultura e tradição

As festividades em comemoração aos 70 anos da imigração dos alemães suábios para o Distrito de Entre Rios, foram, oficialmente, iniciadas nesta quarta-feira (05), com muita história, cultura e tradição. Para marcar a abertura do evento, o prefeito de Guarapuava, Celso Góes, realizou a tradicional sangria do primeiro barril de chope, no Centro de Eventos Agrária.

“É uma alegria estarmos aqui prestigiando esse evento, principalmente nesta semana em que recebemos a importante notícia do Ministério da Agricultura, de que Guarapuava está entre os principais municípios do Agronegócio brasileiro. E sabemos que Entre Rios tem uma grande parcela de contribuição nesse sentido, algo que nos dá muito orgulho. Viva Entre Rios e viva Guarapuava”, comemorou o prefeito.

O Distrito de Entre Rios, composto por cinco colônias: Vitória, Jordãozinho, Cachoeira, Socorro e Samambaia, surgiu com a vinda de 500 famílias que buscavam um novo recomeço no período da 2ª Guerra Mundial. Após 70 anos, os descendentes dos pioneiros, em Entre Rios mantêm vivas a cultura, a língua e as tradições suábias. Como a família do Alex Klein, morador da Colônia Jordãozinho.

“Participar desses eventos de tradição é importante para manter a cultura, eu acredito que os filhos são os frutos do futuro, que vão continuar a manter a nossa cultura viva. Por isso, meus filhos participam da banda e das danças folclóricas desde os três anos de idade e isso é muito gratificante para nós”, contou.

Para dar boas-vindas ao público presente, o diretor-presidente da Cooperativa Agrária, Jorge Karl, destacou que a festa foi preparada com muito empenho pela comunidade. “São 70 anos de história, sete décadas de experiências cooperativistas e de muita cultura. Dessa forma, queremos agradecer Guarapuava, por receber tão bem nossos pioneiros, que hoje formam Entre Rios”, frisou.

Ainda pela manhã, como parte da programação, houve a inauguração da exposição permanente do Museu Histórico, tornando a experiência do visitante mais atrativa com a exposição da história dos suábios.

A programação da comemoração pelos 70 anos de Entre Rios, continua até o dia 09 de janeiro, com atividades durante todo o dia.