Bloco que homenageia Beatles vai desfilar repertório psicodélico no carnaval

O bloco Sargento Pimenta, que faz carnaval de rua no Rio de Janeiro com músicas dos Beatles, esse ano vai homenagear a psicodelia, manifestação da mente que produz efeitos profundos sobre a experiência consciente. Um dos organizadores do bloco, Mateus Xavier, disse que a escolha do tema vai renovar o repertório do bloco, que vai inclui todas as fases da banda de rock britânica.

O desfile desse ano fará referência aos 50 anos do álbum dos Beatles Revolver. O carnaval todo foi costurado com essa temática. No primeiro número musical, a bateria de 110 integrantes apresentará ao público um trabalho conceitual ligado à psicodelia, segundo Xavier. A ideia é fazer um grande espetáculo no carnaval do Rio.

O Sargento Pimenta fará seu tradicional desfile parado na segunda-feira de carnaval, 8 de fevereiro, no Monumento aos Pracinhas, Aterro do Flamengo, zona sul.

Conhecido por arrastar multidões, em 2015, o bloco atraiu 125 mil foliões e esse ano espera aumentar o público. Cada ano, vai crescendo mais. É muita gente, disse Xavier. Em seu primeiro carnaval, em 2011, o Sargento Pimenta teve público de 15 mil pessoas.

Antes do carnaval, no dia 30 de janeiro, o bloco participará, pelo quarto ano consecutivo, do carnaval de São Paulo. A festa na capital paulista será na rua, junto com outro bloco carioca, o Bangalafumenga, criado em 1998 e conhecido por fusões entre funk, samba e outros ritmos brasileiros. Estaremos com a bateria completa nesse evento preparatório do carnaval, disse o músico do Sargento Pimenta.

Os músicos do bloco de beatlemaníacos não têm uniforme, mas os componentes usam uma camiseta que remete à vestimenta usada pelos Beatles na capa do álbum Sargent Peppers Lonely Hearts Club Band. A gente deixa livre para as pessoas se fantasiarem a partir dessa camisa. Mas sempre incentiva que elas busquem se alongar com o tema, que nesse ano é a psicodelia, e brincar um pouco em cima disso. A gente convida todos os foliões a entrar na brincadeira.