Operação Volta às Aulas em Guarapuava promove blitz educativa
Ação, em frente à Escola Municipal Antônio Lustosa, orienta pais e motoristas sobre segurança no trânsito no retorno do ano letivo de 2026
A Secretaria Municipal de Defesa Social e Mobilidade (SMDSM) realizou, na manhã desta sexta-feira (06), uma blitz educativa que integra a Operação Volta às Aulas, em frente à Escola Municipal Antônio Lustosa de Oliveira.
A ação tem como objetivo conscientizar pais, responsáveis e motoristas de vans escolares sobre as normas de trânsito no entorno das escolas, especialmente nos horários de embarque e desembarque das crianças. Entre as orientações repassadas estão o uso correto do cinto de segurança, cadeirinhas e assentos de elevação, além do respeito às vagas destinadas exclusivamente para embarque e desembarque.
De acordo com o agente de trânsito e chefe da Divisão de Fiscalização e Operação de Trânsito, Silas Colaço, a operação marca o início de uma série de ações educativas no município.
“Nesta semana, iniciamos a Operação Volta às Aulas aqui em Guarapuava. Estaremos orientando e dando dicas importantes para os motoristas e pais dos alunos que trafegam no entorno das escolas. Toda criança menor de 10 anos e com altura inferior a 1,45 metro deve ser transportada no banco traseiro. Crianças de 4 a 7 anos devem utilizar o assento de elevação, e as menores de 4 anos precisam estar devidamente acomodadas na cadeirinha”, explicou.
O chefe da Divisão de Fiscalização e Operação de Trânsito, também reforçou a importância do uso correto das vagas de embarque e desembarque. “Quando o motorista desce do veículo, ele passa a caracterizar estacionamento, o que configura uso indevido da vaga. Por isso, estaremos diariamente realizando fiscalização e orientação, para garantir um trânsito mais seguro e eficaz no nosso município”, destacou.
A Secretaria Municipal de Defesa Social e Mobilidade informa que, ao longo das próximas semanas, novas blitzes educativas serão realizadas na entrada e saída das escolas da rede municipal, com foco na orientação de pais e responsáveis e na promoção de um trânsito mais seguro, especialmente para as crianças, neste retorno do ano letivo de 2026.
