Evento em Guarapuava marca início das ações da Semana da Consciência Negra

Compirg reuniu estudantes, representantes de movimentos negros e povos quilombolas para celebrar a rica cultura afro-brasileira

Nesta terça-feira (18), o Conselho Municipal de Promoção da Igualdade Racial de Guarapuava (Compirg) realizou um evento no teatro da UTFPR, em celebração à Semana da Consciência Negra. O encontro reuniu alunos de diversas idades em um momento cultural e de diálogo focado na promoção da igualdade racial e na valorização das diferentes experiências culturais negras.

A programação teve início na parte da manhã com uma importante roda de conversa. O evento reuniu diversos representantes do movimento negro, povos quilombolas e a comunidade em geral para debater sobre políticas públicas que priorizem a igualdade racial em Guarapuava.

Ao promover este debate, o Compirg, reforça seu papel fundamental na articulação de ações que visam combater o racismo estrutural e garantir direitos à população negra do município.

A tarde foi dedicada à imersão cultural, permitindo que os próprios alunos pudessem sentir e apresentar a riqueza da cultura afro-brasileira.

O palco foi tomado inicialmente pela cultura Hip Hop, movimento que surgiu em comunidades marginalizadas da população negra e latina em Nova York, em meados dos anos 70. Houve apresentações de Rap e de Break Dance, elemento central do Hip Hop, que serviu como instrumento de expressão e denúncia social.

“A ideia é que os alunos entendam que tanto o Hip Hop, quanto os povos de terreiro, são um instrumento para que a gente conheça a riqueza da cultura afro-brasileira”, contou o professor e organizador do evento, Clayton Silva.

Em seguida, o foco se voltou às apresentações culturais sobre religiões de matriz africana, com a participação de religiosos da Umbanda. Em forma de música e leitura, eles abordaram temas como a história da escravidão e a figura dos Pretos Velhos, entidades que simbolizam a sabedoria e a resistência ancestral.

O jovem Tiago Vitor ressaltou a importância da apresentação: “A apresentação vem um pouco para mostrar sobre a nossa região e tentar acabar com diferentes formas de intolerância religiosa”, afirmou.

O evento do Compirg foi pensado em alusão à próxima quinta-feira, no dia 20 de novembro, quando o país homenageia o Dia Nacional da Consciência Negra.

O feriado, criado pela Lei Federal nº 10.639/03, é dedicado a celebrar a cultura e a resistência da população negra no Brasil e a refletir sobre a urgente necessidade de combater o racismo e promover a igualdade. A data foi escolhida em memória de Zumbi dos Palmares, líder do Quilombo dos Palmares e símbolo da luta contra a escravidão e pela liberdade.

Deixe um comentário