UTFPR inaugura teatro com capacidade para mais de 500 pessoas; maior da região
Espaço homenageia Enedina Alves Marques, primeira mulher negra a se formar engenheira civil no Brasil
A Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) inaugurou, nessa sexta-feira (30), seu novo teatro, com capacidade para mais de 500 espectadores, tornando-se o maior da região. O reitor da UTFPR, Everton Lozano, ressaltou a importância da inauguração do teatro para a cidade. “Vai colocar Guarapuava e a UTFPR numa rota cultural e fará da Universidade Tecnológica Federal também um roteiro especial na cultura”, afirmou.
A engenheira Enedina Alves Marques será o nome do teatro construído no Campus Guarapuava da UTFPR. A homenagem foi aprovada pelo Conselho do Campus após consulta a servidores e estudantes da instituição. Com capacidade para 508 pessoas, o espaço teve um investimento de R$ 4,5 milhões para a retomada e finalização das obras.

O nome de Enedina foi escolhido pelo potencial da representatividade como mulher negra e periférica que, nos anos de 1940, trabalhou como professora e diarista para custear o curso preparatório para a seleção do curso de Engenharia Civil da UFPR. Primeira mulher negra a se formar engenheira civil no Brasil. Enedina participou de importantes obras no Paraná, como o Colégio Estadual do Paraná, a Casa do Estudante Universitário de Curitiba e a Usina Capivari-Cachoeira, atualmente a maior central hidrelétrica do sul do Brasil.
“Esse é um momento histórico para toda a nossa comunidade acadêmica e para a sociedade, teremos o maior Teatro da região e um nome muito representativo que demonstra a força das mulheres, da inclusão e da diversidade em todos os espaços da sociedade”, destacou o diretor do Campus Marcelo Henrique Granza.