Serjão

Confira os bastidores da política guarapuavana na Coluna JR

SERJÃO

Nesta semana o assunto mais comentado nas redes sociais/políticas de Guarapuava foi, sem dúvidas, a saída do vereador Serjão do PT da inexpressiva Gleisi, objetivando o ingresso no timaço do inesquecível Leonel Brizola do velho PDT. Como eu escrevi em colunas anteriores, a palavra SIGLA caiu da moda também em nossa região e a ideologia na política partidária parece que é secundária.

Não vamos entrar no mérito sobre a saída do vereador em questão, de um partido que já foi grande e que hoje virou piadas de bar. Ninguém acredita no PT só de trabalhadores, em especial do condenado Luis Inácio Lula da Silva. Os pedetistas de Guarapuava receberam de braços abertos, com certeza, esse nobre vereador que tem um mandato bem positivo. Como opositor ao prefeito Cesar Filho faz o que pode e no novo partido ele será uma peça fundamental, não tenho dúvidas.

RECLAMAÇÃO

Tem chegado na redação do Extra, telefonemas reclamatórios direcionados a Prefeitura Municipal de Guarapuava e, é claro, atingindo a figura do prefeito Cesar. Alguns, de pessoas dos bairros Bonsucesso e adjacências, que costumeiramente frequentam o Parque das Crianças nas manhãs e noitinhas, fazendo caminhadas e perdendo peso. Somos prova disso porque sempre estamos ao lado do amigo Mario Henrique Coca nesse local se exercitando com as nossas corridinhas básicas.

Pouco abandonado o dito parque e as “pistas/trilhos” para as caminhadas, está horrível. É só conferir. Uma bagunça, considerando as belezas da Lagoa das Lágrimas e a lindeza do Parque do Lago respectivamente. Nem falamos do Parque das Araucárias que é o melhor cartão/postal que temos em Guarapuava, seguido da bela Cidade dos Lagos, obra que tem o coração e os “dedos das mãos e dos pés” desse fantástico empresário Odacir Antonelli.

POLITICA

A expectativa dos guarapuavanos a cada dia que passa, é o da definição de candidatos a vereador e prefeito para 2020 na Terra do Chiquinho Silvério. Este aliás, bem que poderia enfrentar as urnas em outubro próximo. Tem um bom conceito nos bairros, em especial na Santana, já pertenceu ao Grupo Carli e “sabe tudo” de política.

Quem vai de prováveis candidatos este ano são os situacionistas, gente boa do “trio” que será indicado pelo alcaide e que devem ser, o Secretário de Saúde do Município Celso Goes, ou o Vice-prefeito Itacir Vezaro e o Secretário da Indústria e Comercio Sandro Abdanur.

Da oposição tem uma turma competente: médico Antenor Gomes de Lima, Vereador Valdomiro Batista, Professora Terezinha, empresário Leonardo Matos Leão, Luciano, os políticos e empresários da família Carlista, alguém da Unicentro e o mais cotado de todos, dizem, é o advogado Vitor Hugo Burko. Fortes concorrentes e se os atuais da Prefeitura “bobearem” perdem a eleição e entregam as chaves dia primeiro de janeiro do ano que vem pela vontade do povo eleitor.

BATEL

Enquanto o assunto dominante no mundo é o coronavirus-9, no esporte de Guarapuava (futebol) se fala pouco de AA Batel no campeonato de profissionais de 2020. Estamos as vésperas de rolar a bola no Estádio Valdomiro Gelinski, de preferência com um time forte e animador. Estamos cansados de formar equipes “meia-boca” sem muitos objetivos. Sem dinheiro graúdo no “caixa” mas com o apoio total de empresários e de torcedores, quem sabe subiremos em 2021 para a divisão de elite do Paraná, ao lado de um Coxa, Athetico do Zé Ramos, Paraná Clube do Silmar Churka, Londrina, Operário do Newton e Zila e outros.

DESTAQUE

O turvense de nascimento, guarapuavano de domicílio e atividades, JOSIAS DE LARA, casado com a professora e psicóloga Mariele Andrade do Colégio Estadual Padre Chagas, deverá ser no futuro um Engenheiro Civil e há anos, na profissão de pedreiro, conceituadíssimo na região, é o nosso destaque laboral do mês de março, na coluna do Jornal EXTRA. A propósito, a construção civil em meio a crise, vem sendo apontada como uma das melhores opções de emprego atualmente. Aqui na Terra do Guaraci Ribas se investe com força nesse setor.

Jair Ramos – Radialista