Semana do Meio Ambiente é aberta em Guarapuava

A semana tem como tema “Resiliência Climática: desafios socioambientais para agenda 2030”

Na noite dessa segunda-feira (05), no Teatro Municipal de Guarapuava, autoridades locais, representantes da Universidade Estadual do Centro-Oeste (Unicentro) e especialistas em meio ambiente se reuniram para a cerimônia de abertura da X Semana do Meio Ambiente.

O evento, que é uma parceria entre a prefeitura, por meio da Secretaria de Meio Ambiente, e a Unicentro, tem como objetivo promover debates e reflexões sobre as questões socioambientais e, este ano, colocou em destaque a emergência climática.

A X Semana do Meio Ambiente contará com uma série de atividades ao longo dos próximos dias, incluindo palestras, mesas-redondas, oficinas e exposições. Diversos especialistas e pesquisadores renomados estarão presentes, trazendo conhecimentos e experiências relacionadas à conservação ambiental e às mudanças climáticas.

Vale lembrar que as atividades já começaram. No fim de semana, foram realizadas a 1ª Pedalada Ambiental e o Mutirão Nacional Escoteiro de Ação Ecológica.

Durante o evento, serão discutidas alternativas e soluções para enfrentar a emergência climática, visando promover uma consciência coletiva sobre a importância da preservação do meio ambiente e do engajamento de todos na busca por um futuro sustentável.

O prefeito de Guarapuava, Celso Góes, ressaltou o compromisso do município com o meio ambiente.

“Nossa administração tem como um dos pilares fundamentais a sustentabilidade e a preservação do meio ambiente. Sabemos que a emergência climática é uma realidade urgente e que exige ações concretas.

Estamos comprometidos em desenvolver políticas públicas voltadas para a proteção ambiental e para a conscientização da população sobre a importância da preservação dos nossos recursos naturais.

A X Semana do Meio Ambiente representa um espaço de diálogo e colaboração entre a academia, a sociedade civil e o poder público. É um momento de reflexão e mobilização, no qual buscamos unir esforços e compartilhar conhecimentos em prol de um futuro sustentável”

De acordo com o secretário de Meio Ambiente, Germano Toledo Alves, o tema da resiliência climática é de fundamental importância no contexto mundial atual.

“Com isso, abordamos desafios como a poluição, o aquecimento global e a pegada de carbono, que estão interligados. Ao trazer essas problemáticas para discussão, buscamos esclarecer para a sociedade as ações necessárias para alcançarmos uma qualidade de vida e um meio ambiente mais saudável”, ressaltou.

O reitor da Unicentro, professor Fábio Hernandes, agradeceu ao prefeito Celso e ao secretário pela parceria na realização da semana do meio ambiente. Ele enfatizou o orgulho da universidade em fazer parte dessa colaboração e elogiou a atuação do Conselho de Meio Ambiente de Guarapuava. Para ele, a parceria entre universidade e administração pública é fundamental para as políticas públicas de preservação do meio ambiente.

A cerimônia contou com a participação de Adriana Massaê Kataoka, docente do Departamento de Ciências Biológicas e do Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências Naturais e Matemática, além de coordenadora da X Semana de Meio Ambiente. Em seu discurso, Kataoka evidenciou os desafios enfrentados nos últimos anos em relação ao meio ambiente, ciência e educação.

Assinaturas

Durante a cerimônia, a prefeitura de Guarapuava e a Universidade Estadual do Centro-Oeste (Unicentro), representados pelo prefeito Celso Góes e o reitor Fábio Hernandes, assinaram um convênio para financiar o projeto “Pacto Global dos Jovens pelo Clima”. Esse projeto é internacional e envolve trinta e um países, com foco na emergência climática e nos jovens do ensino médio.

O objetivo é compreender como os jovens percebem a magnitude dessa questão e estimular sua responsabilidade e protagonismo diante da emergência climática, considerando que eles serão os gestores do planeta no futuro. O projeto contará com a participação de professores da rede de ensino e cientistas, que terão um diálogo horizontal com os jovens.

A proposta é subsidiar os jovens na construção de alternativas para enfrentar a emergência climática em seus contextos. Também pretende-se acompanhar o processo de construção dessas alternativas e seus resultados, por meio da articulação com pesquisas de iniciação científica ou pós-graduação, além de integrar atividades de extensão.

Houve também a assinatura do consórcio formado pela Universidade Estadual do Centro-Oeste, Instituto de Antropologia Política, Centro Edgar Morin (Paris), Universidade Estadual do Norte do Paraná, Pontifícia Universidade Católica do Paraná, Universidade Tuiuti do Paraná, Universidade Estadual do Oeste do Paraná e Universidade Tecnológica Federal do Paraná.

O consórcio objetiva criar ligações e cooperação ao longo do tempo entre instituições públicas, científicas e/ou universitárias, bem como pesquisadores, com o intuito de reforçar a troca de experiências em torno de objetivos comuns. O foco principal desse consórcio é promover a consciência cidadã e a ética da responsabilidade cidadã diante dos desafios do aquecimento global e suas consequências, tanto ao nível local (comunidades), regional (territórios) e global (nação).

Palestra e lançamento de livro

A abertura contou com uma palestra de Alfredo Pena-Vega, que atua como pesquisador em socioecologia no Instituto Interdisciplinar de Antropologia Contemporânea (IIAC), afiliado ao Centre Edgar Morin (CNRS/EHSS).Ele agradeceu a todos os envolvidos no projeto e ressaltou a importância do diálogo e da empatia durante os desafios enfrentados.

Em sua palestra, Pena-Vega destacou o compromisso dos adultos em não decepcionar as gerações futuras e chamou a atenção para o diagnóstico negativo do estado do planeta em relação às mudanças climáticas, clamando para que as novas gerações se envolvam na luta climática.

No fim, Pena-Vega realizou o lançamento de seu novo livro: ” Os sete saberes necessários à educação sobre as mudanças climáticas”, com sessão de autógrafos.

Semana do Meio Ambiente

A X Semana do Meio Ambiente é um momento de reflexão e mobilização para a comunidade de Guarapuava e região. Através do diálogo e da união de esforços entre a academia, o setor público e a sociedade civil, busca-se incentivar ações concretas em prol do meio ambiente, visando garantir a qualidade de vida das gerações presentes e futuras.

O evento encerra no próximo sábado (10). A X Semana do Meio Ambiente de Guarapuava reforça a importância de cuidar da natureza e adotar práticas sustentáveis em todos os aspectos da vida, desde o consumo consciente até a preservação dos recursos naturais.