Merendeiras de Guarapuava concluem Curso Boas Práticas de Alimentação

O curso foi dividido em três etapas, sendo que a desta segunda-feira, 5 de junho, foi a última

Integrando o Projeto “Saberes e Sabores”, a Prefeitura de Guarapuava, por meio da Secretaria de Educação (SME), e do Departamento de Alimentação Escolar, promoveu, nessa segunda-feira (05), uma aula prática do curso “Boas Práticas de Alimentação” para merendeiras da rede municipal de ensino. Ministrado pelo Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (SENAC), esta é a última etapa da capacitação que iniciou no mês de maio. 

“O principal intuito em promover essa capacitação, é o de melhorar cada dia mais a alimentação das nossas crianças, entregando um serviço de qualidade e que serve de referência para outras cidades”, pontuou secretário de Educação do município, Pablo Almeida.

Devido à sua extensa grade de conteúdo, o curso foi dividido em três etapas, sendo que a dessa segunda-feira foi a última.  O treinamento foi composto por aulas práticas, com destaque para normativas do Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE), que trata sobre reaproveitamento de alimentos e boas práticas de alimentação e cozinha.

“Este curso é de extrema importância para as profissionais que atuam na cozinha das escolas, pois aqui, elas têm a oportunidade de aprender sobre reaproveitamento de alimentos, bem como utilizar de modo eficiente frutas e legumes com o mínimo de descarte possível, além de boas práticas de atuação no setor”, explicou a professora do SENAC que ministrou o curso, Marines Graff.

“Como já foi salientado, este curso é muito importante, pois já fazia muito tempo que não era promovido para as profissionais de cozinha. Além disso, nós do Departamento de Alimentação e da Secretaria de Educação, temos essa preocupação em promover capacitação, visando a qualidade e saúde dos alunos, mas também, o aprimoramento das profissionais”, salientou a coordenadora do Departamento de Alimentação Escolar, Andréia Turkot.

“Além disso, todos os alimentos que são direcionados para as nossas unidades de ensino, passam por um critério de qualidade. Por meio de uma equipe composta por nutricionista e engenheiro de alimentos, os produtos são testados e analisados antes de serem destinados às unidades”, complementou Andreia.

“Eu estou gostando muito deste curso, pois nos auxilia a aperfeiçoar nossas técnicas e conhecimentos de trabalho”, contou Daiane Pedroso Lemos, merendeira na Escola Municipal Domingos de Moraes.