Secretaria realiza formação com professores da educação básica

O objetivo da formação foi capacitar os profissionais para as habilidades abordadas na prova do SAEB

A Secretaria de Educação de Guarapuava promoveu uma formação com os professores do quinto ano do ensino fundamental da rede municipal de ensino. O encontro ocorreu na Escola Municipal Antônio Lustosa e contou com a presença de docentes de todas as escolas municipais.

O objetivo da formação foi capacitar os profissionais para as habilidades abordadas na prova do SAEB (Sistema Nacional de Avaliação da Educação Básica), que neste ano está alinhada com a BNCC (Base Nacional Comum Curricular).

Ana Paula Werzel, chefe do Departamento de Educação básica, explicou que a BNCC trouxe a proposta de ensinar por meio de competências e habilidades, que são cobradas nas avaliações externas, como o IDEB (Índice de Desenvolvimento da Educação Básica).

“Por isso, os professores também precisam ensinar por meio delas, e a trilha de formação tem o objetivo de capacitar os docentes nessa área. O encontro ocorre de maneira híbrida, com quatro horas presenciais e quatro encontros online, na plataforma Educa Mais. Os professores irão passar passo a passo por esse processo de preparo, entendendo como são feitas essas avaliações, como montar uma questão e o nivelamento de dificuldade”, disse.

A formação foi conduzida pela professora universitária Dra. Elaine Caldeira. Segundo ela, a formação faz parte de uma trilha de formação chamada “Letramento Digital e Aprendizagem Criativa”, cujo objetivo é ensinar e avaliar especificamente por competências e habilidades.

Os professores tiveram a oportunidade de discutir a BNCC, as competências gerais da base, um referencial curricular do município e a importância de extrapolar o ensino com foco no conteúdo, pensando no desenvolvimento de habilidades e competências.

“Quando o aluno é colocado no centro do processo educativo, ele passa a ser o protagonista de sua própria aprendizagem, deixando de ser um receptor passivo de informações. Isso permite que ele construa seu conhecimento de forma mais autônoma e crítica, desenvolvendo habilidades como pensamento crítico, resolução de problemas e criatividade”, destacou Elaine.

Josiel Chicovski, professor do 5º ano do ensino municipal, ressaltou a importância da formação para aprofundar o conhecimento nas habilidades, que é algo ainda um pouco desconhecido para a função devido à troca de currículo, segundo ele. “A formação está ajudando os professores a se aprofundar melhor e entrar em mais detalhes nesse aspecto”, afirmou.

Durante a formação, os professores tiveram a oportunidade de produzir conteúdos que serão utilizados posteriormente com os alunos. Houve também mentoria e feedback da formadora presente para verificar se o que foi produzido corresponde com a proposta. A formação continua com a produção de itens na plataforma Educa Mais e o aprendizado de como fazer as questões que serão trabalhadas com os alunos no dia a dia.