Moradores de rua são acolhidos no Ginásio Santa Terezinha

Objetivo é reforçar as medidas de prevenção ao coronavírus em Guarapuava

Como mais um reforço às medidas de prevenção ao Coronavírus, em Guarapuava, a secretaria de Assistência e Desenvolvimento Social abriu as portas do Ginásio Municipal de Esportes Santa Terezinha para abrigar os moradores de rua. Ao todo, serão ofertadas 50 vagas que serão divididas entre homens e mulheres. O levantamento é feito por assistentes sociais, que,antes, estão sugerem que, para quem tem família,  que volte para suas casas.

Como explicou o secretário de Assistência e Desenvolvimento Social, Ari Marcos Bona, trata-se do acolhimento de um público de grande vulnerabilidade, exposto ao risco, e sem condições adequadas de higiene e prevenção. “Além dessa acolhida, é importante dizer que já estamos atendendo esse público com passagens e deslocamentos conforme análise técnica”, ressaltou o secretário, ao se referir as pessoas que moram em outras cidades e queiram voltar.

De acordo com a secretaria, a abordagem social será feita aos usuários já cadastrados no Centro de Referência Especializado de Assistência Social (Creas), além do atendimento da demanda espontânea no local do abrigo para análise técnica e encaminhamentos. As medidas de prevenção tomadas serão aquelas já solicitadas pela Organização Mundial da Saúde (OMS), além da tomada dos devidos cuidados com regras e logística específica para o local.

Segundo a diretora técnica da Secretaria de Assistência e Desenvolvimento Social, Elenita Lodi, como forma de controle, será feito um cadastro no próprio ginásio. “Nesta ação, vamos atender as necessidades básicas de acomodação, alimentação e higiene. Além disso, teremos a equipe do Caps AD para atendimento e de recreação para promover atividades com essas pessoas”, explicou Elenita.