Formatura do curso do Programa Potencial Feminino
Ao todo, 122 formandos, entre mulheres e homens, receberam o certificado de conclusão de curso
Na noite desta terça-feira (23), a Secretaria de Políticas Públicas para as Mulheres (SPPM) realizou a cerimônia de entrega do certificado dos cursos profissionalizantes do Programa Potencial Feminino, dos eixos Tech, Comércio e Gastronomia, no Teatro Municipal Marina Karam Primak.
Na abertura da cerimônia, os formandos junto com os convidados, foram agraciados pela apresentação do Coral Municipal sob o comando do maestro Fernando Antônio Pinto.
Ao todo, 122 formandos, entre mulheres e homens, dos cursos de técnicas de fabricação de pizza, técnicas de operação de caixa, introdução ao IOT, experiência do cliente, lógica de programação e fundamentos da cibersegurança receberam o certificado de conclusão de curso.
“Estou comprometido em criar um ambiente propício à inovação e ao crescimento. Vamos investir em infraestrutura, em políticas públicas que incentivem a pesquisa e o empreendedorismo, e em parcerias que promovam a troca de conhecimentos. Parabenizo os formandos. Que eles sejam pioneiros de novas ideias, que busquem soluções ousadas para os desafios e que nunca deixem de aprender e se reinventar.
Juntos, podemos construir uma cidade, criativa e inclusiva, em que a inovação seja a força motriz de um futuro grandioso. Que eles contem com o apoio da administração municipal e, acima de tudo, com a confiança em suas próprias habilidades”, ressaltou o prefeito de Guarapuava, Celso Góes.
Emocionada, a secretária da SPPM, Priscila Schran, em sua fala, destacou que os cursos oferecidos pela SPPM são gratuitos e criados justamente para ajudar a população de Guarapuava.
“Com recurso público conseguimos investir na nossa profissionalização, no nosso crescimento e por isso estou feliz, porque estamos realmente investindo na nossa cidade e é isso que a nossa prefeitura vem fazendo todos os dias. Nós hoje, realizamos o maior programa de qualificação profissional que a nossa cidade já viu.
No ano passado foram mais de novecentas pessoas que passaram pelos nossos cursos profissionalizantes do Potencial Feminino. Esse ano vamos atingir a mesma meta, novecentos pessoas também vão aprender ou vão aperfeiçoar aquilo que já sabem. Tenho certeza que todos têm um futuro brilhante e a nossa cidade acredita no potencial de cada um e cada uma”, grifou a secretária.
Representando todas as alunas e alunos que receberam a certificação dos cursos profissionalizantes, a mãe do formado Arthur Lemos, que se formou no curso de introdução ao IOT, falou sobre a importância do programa Potencial Feminino para o filho que está dentro do espectro autista.
“Através das ações oferecidas pelo programa Potencial Feminino, o meu filho recebeu não somente a oportunidade do ensino técnico, mas também a continuidade do seu progresso. Dentro do curso, o Arthur foi recebido com atenção, respeito e carinho. E aqui quero registrar meu agradecimento. Durante a convivência com os colegas de curso e demais profissionais do SENAI ele teve a oportunidade de aperfeiçoar a sua autonomia.
Obrigada a todos. Nesse momento eu quero destacar a importância desse conjunto de ações para o amadurecimento e o desenvolvimento de novas habilidades e competências. O crescimento do Arthur se deu através do conjunto de ações de muitas pessoas. Ninguém conquista nada sozinho”, expressou a mãe do jovem, Aldaíza Bueno.
O programa conta com a participação do SENAC, que na cerimônia estava representado pela gerente executiva Marta Gavanski Harmatiuka e do SESI e SENAI de Guarapuava, neste ato representado pelo coordenador de educação, Marcos Maria.
Além de formar novos profissionais, o Programa Potencial Feminino busca, por meio de parcerias, auxiliar o caminho percorrido pelo participante após a conclusão do curso.
A Secretaria de Desenvolvimento Econômico (SMD) é uma destas parcerias que apoiam os então formados na entrada para o mercado de trabalho, por isso, ao fim da cerimônia, representando a SMD, Carlos Eduardo e a diretora de departamento da Agência do Trabalhador de Guarapuava, Anne Mayara Macedo Silva, conversaram com os presentes sobre as ações desenvolvidas pela Pasta que podem auxiliar os formados. Este momento contou também com a participação do administrador da empresa Volga Recrutamento, Fernando Guiné Júnior.
Para os formados, toda a experiência em suas formações foi enriquecedora e a oportunidade de fazer um curso gratuito através da Secretaria de Políticas Públicas para as Mulheres agregou não só sua vida profissional, como também a pessoal.
“Eu gosto de fazer pizza na verdade e eu gosto de ver as pessoas comendo, então para mim é gratificante. O curso foi ótimo e agregou positivamente na minha formação”, sublinhou Luiz André Siqueira, formado no curso de técnicas de fabricação de pizza.
“Agregou bastante na minha vida. Primeiramente porque eu tenho um pouco de medo de atender as pessoas. Eu fico espantada. Então teve muito de atendimento ao cliente, como abordar o cliente, então para mim com certeza ajudou bastante a me desenvolver para trabalhar com isso”, enfatizou Fabiana dos Santos, formada no curso de técnicas de operação de caixa.