Feira do Produtor no bairro Santana é a primeira a reabrir

Espaço está reduzido a três pessoas por banca, com entrada proibida para menores de 12 anos

Depois de um periodo fechadas, por ordem de um decreto municipal em virtude da pandemia de coronavírus, as Feiras do Produtor de Guarapuava estão de volta. E a primeira a reabrir sua portas, nesta terça-feira (05), foi a feira do bairro Santana, uma das primeiras e mais tradicionais da cidade.

A novidade é que, agora, menores de 12 anos não podem entrar e os mais idosos, fregueses mais comuns, estão orientados a não frequentar os espaços. De acordo com a coordenadora da feira da Santana, Márcia Regina Ferreira Ferraz, a feira está reabrindo, com essas modificações, em conformidade com as regras do decreto municipal.

“Pessoas acima de 60 anos a gente está orientando que não venham na feira, mas a gente não está proibindo essas pessoas de entrarem na feira. Porque não tem como a gente fazer isso também. É só uma recomendação. Crianças menos de 12 amos a gente não tá deixando entrar”, disse a coordenadora.

Márcia Regina Ferreira Ferraz – coordenadora da feira (Foto: Luca Soares)

As Feiras ocorrerão, como antes, em diversos pontos da cidade, das 13h às 18h. Para participar, os guarapuavanos devem estar atentos e seguir as recomendações de saúde. Na entrada dos locais e nas barracas disponibilizaremos álcool em gel e estabelecemos um distanciamento seguro entre os produtores. Além disso, o uso de máscaras será obrigatório para proteção individual e também para manter a qualidade dos produtos.

“A gente fez fita de isolamento para que os clientes não tenham contato direto com o produto. Ele escolhe o poduto, o feirante coloca pra ele na sacola, mas ele naõ toca no produto. A gente está fazendo uma limitação de três pessoas por banca de feira. Somos 34 feirantes. temos álcool em gel, na entrada, e se a pessoa não trouxer máscara nós providenciamos para que ela possa entrar na feira.

Lembrando que essas orientações são da prefeitura de Guarapuava, seguindo as medidas de saúde e segurança de clientes e produtores, como explicou o o vice prefeito, secretário de Obras e Turismo, Itacir Vezzaro: 

A feira dispõe de álcool em gel e máscaras para os clientes (Foto: Luca Soares)

“As feiras serão reabertas seguindo todas as normas estabelecidas em decretos municipais. Acreditamos na importância de abrir, neste momento, para garantir a renda dos produtores familiares e continuar a oferecer produtos de qualidade aos consumidores. Como os espaços são fechados e tem apenas uma entrada, vamos garantir o isolamento tanto para quem compra, quanto para quem vende.”

Compras online – Vale lembrar que pessoas com mais de 60 anos, cuja recomendação é permanecer em isolamento social, ou quem preferir receber os produtos em casa, podem fazer suas compras pelo site Compre do Produtor.

O site tem entrega segura e eficiente, sem combrança de taxa, e vai continuar atendendo a população. “O pessoal pode continuar comprando na feira online que vale a pena. É só fazer o pedido na segunda, que a gente entrega na quarta. Os pedidos são entregues duas vezes na semana, na quarta e na sexta”, acrescentou Márcia Regina.

Confira abaixo o cronograma das Feiras do Produtor:

 

Quarta- feira: Bairro Vila Bela
Paróquia Divino Espírito Santo – Rua Francisco Demário,405

Quinta-feira: Bairro Vila Carli
Paróquia São João Bosco – Rua Padre Honorino João Murano, 208,Vila Carli.

Bairro Santa Cruz
Paróquia Santa Cruz – Rua Salvatore Renna, 961, Santa Cruz

Sexta-feira: Bairro Xarquinho
Rua João Keller, s/n – Bairro Industrial – Espaço Cidadão

Sábado: Centro
Rua XV de Novembro – em frente a loja Pernambucanas
Bairro São Cristóvão – Avenida Manoel Camargo, lateral da Igreja.