Brasil é o país que mais utiliza agrotóxicos no mundo
A cada ano a utilização das substâncias aumentam ainda mais
Nas barracas, feiras e supermercados é possível encontrar diversos tipos de frutas, verduras e legumes. No entanto, muitas vezes, o que parece saudável e benéfico a saúde pode, na verdade, estar cheio de substâncias que possibilitam o desenvolvimento e crescimento da planta. Essas substâncias são conhecidas como agrotóxicos.
Agrotóxicos são processos químicos que tem como principal finalidade o controle de pragas. Apesar do uso gerar discussão, principalmente por conta do Brasil ser um dos países com maior índice de consumo, o agricultor Joel Silvério pondera sobre a dificuldade de produzir qualquer tipo de alimento sem essa forma de controle. Não tem como manter uma horta com 100% de produtos orgânicos, seria ótimo se fosse possível não precisar usar nada, mas, infelizmente não é, comenta.
Os riscos a saúde
Segundo o Dossiê Abrasco (que alerta sobre o impacto dos agrotóxicos na saúde) publicado em 2015, 70% dos alimentos consumidos in natura no Brasil possuem agrotóxicos. Destes, segundo a Anvisa 28% tem químicos não autorizados. Desde 2008, o Brasil mantém o primeiro lugar no ranking mundial de consumo de agrotóxicos.
De acordo com a nutricionista Mariana Harmeski, é importante preferir alimentos que possuam certificação orgânica, pois evitam problemas de saúde causados pela ingestão de substâncias químicas tóxicas. “Recentemente, pesquisas e estudos tem demonstrado que os agrotóxicos são prejudiciais ao nosso organismo e os resíduos que permanecem nos alimentos podem provocar reações alérgicas, respiratórias, distúrbios hormonais, problemas neurológicos em algumas pessoas, explica.
O consumo de alimentos livres de agrotóxicos ainda não é uma realidade para a maioria da população. Isso porque os preços são superiores aos convencionais, e existe certa dificuldade em encontrar esse tipo de mercadoria.
Agrotóxicos em Guarapuava
Guarapuava também ocupa lugar de destaque no uso de agrotóxicos. Segundo dados Observatório de Uso de Agrotóxicos e Consequências Para a Saúde Humana e Ambiental no Paraná publicados em 2012 e 2013 a cidade possui um número considerável na utilização, sendo a 12ª cidade que mais utiliza agrotóxicos no Paraná, num cenário de 400 municípios.