18 mil visitantes já passaram pelo Museu de Ciências Naturais de Guarapuava esse ano

Foto: assessoria

Para o diretor do museu Maurício Camargo Filho, o espaço presta à população um serviço ambiental de informação e conhecimento através do acervo

Em Guarapuava, o Museu de Ciências Naturais anexo ao Parque das Araucárias recebe milhares de visitantes anualmente. Seu renomado acervo chama a atenção não só dos guarapuavanos e paranaenses, mas também de pessoas de outras regiões do país. O Museu é administrado pela prefeitura através da secretaria municipal de Meio Ambiente em parceria com a Unicentro.

O Museu conta com duas coleções permanentes relacionadas à história natural: A coleção João José Bigarella, composta por amostras de rochas, minerais, fósseis, conchas e outros animais marinhos, somando mais de sete mil peças e a coleção entomológica Hipólito Schneider contendo cerca de 14 mil insetos colocados em exposição. “O local presta à população um serviço ambiental de informação e reconhecimento através do acervo, conscientizando os visitantes sobre a importância dos elementos naturais e o quanto os mesmos interferem em nossa vida”, explica o professor e diretor do museu, Maurício Camargo Filho.

Para o secretário de Meio Ambiente, Celso Araújo, depois da revitalização do local, feita pela prefeitura de através do Fundo Municipal do Meio Ambiente, a infraestrutura do museu teve uma notória evolução “A disposição dos acervos, banheiros e climatização dos ambientes, foram aspectos que receberam bastante atenção nesta reforma. O atendimento ao público, também obteve melhoras, agora os visitantes recebem durante os passeios a assistência de acadêmicos dos cursos de Biologia e Geografia da Unicentro. Tudo foi pensado  para que a visitante possa desfrutar do que o local tem de melhor”, finalizou Celso Araújo.

Somente neste ano, cerca de 18 mil pessoas já visitaram o local, uma boa parcela deste público refere-se aos estudantes que juntamente às suas instituições de ensino, comparecem ao museu a fim de contemplar a exposição, além de claro, turistas e os próprios moradores da cidade.

O Museu de Ciências Naturais está localizado no bairro Primavera, nas proximidades da BR 277. O horário de funcionamento é de terça-feira a domingo, incluindo feriados, das 9h às 12h e das 13h às 17h. Recomenda-se que grupos de visitantes agendem suas visitas junto à Secretaria Municipal do Meio Ambiente.