Vigilância Ambiental faz palestra sobre prevenção à dengue em cooperativa

No Centro Cultural foram discutidas estratégias e parcerias de combate à doença no distrito de Entre Rios

Nessa segunda-feira, dia (02), uma equipe da Vigilância Ambiental em Saúde da prefeitura de Guarapuava, realizou uma reunião com profissionais da saúde e segurança do trabalho da Cooperativa Agrária. O encontro foi no Centro Cultural. Na ocasião, foram discutidas estratégias e parcerias de combate à dengue no distrito de Entre Rios.

A Diretora da Divisão de Vigilância Ambiental em Saúde, Suzana de Souza, contou que a palestra com os funcionários foi de suma importância, pois possibilitou um alinhamento entre os trabalhos da Vigilância em Saúde e a Cooperativa Agrária.

“Nós nos reunimos com todos os coordenadores da CIPA (Comissão Interna de Prevenção de Acidentes) e a ideia é que eles multipliquem as ações de prevenção e controle do Aedes Aegypti em todos os setores da Agrária com o intuito de repassar as medidas de controle e prevenção da doença.

Pois sabemos que a melhor forma de prevenção, é a eliminação de todo e qualquer tipo de depósito que possa acumular água e servir de criadouro para o mosquito Aedes Aegypti. Como exemplo (de depósitos de água), temos latas, pneus, calhas e entulhos, flores e qualquer outro recipiente que possa acumular água”, pontuou Suzana.

Milene Vieira, enfermeira da Cooperativa Agrária, participou da palestra sobre prevenção da dengue e relatou que a reunião foi importante, pois vários pontos de cooperação foram esclarecidos. Ela considera que o comprometimento dos funcionários da cooperativa é fator fundamental neste momento.

“Estamos planejando essa parceria, e, em breve, faremos visitas às residências para orientar os moradores sobre a importância da prevenção. É preciso eliminar todo e qualquer foco de proliferação do mosquito”, afirmou.

No domingo, dia 1 de maio, integrantes da Vigilância Ambiental em Saúde fizeram panfletagem e alertaram os participantes da Festa do Trabalhador em Guarapuava sobre a importância da prevenção à dengue. “Essa é uma tarefa constante. Eliminar todos os focos da dengue deve ser meta de todos. Não se pode relaxar nas medidas de prevenção”, finalizou Suzana.