Verão: cuidados para praticar exercícios físicos nessa estação

Recomendações valiosas ajudam pessoas na hora de se exercitar

O verão chega e os cuidados para fazer exercícios físicos muitas vezes são esquecidos. É nesse momento que o conhecimento faz a diferença, trazendo mais resultados ao praticar qualquer tipo de exercício físico, especialmente nessa estação de muito sol e calor.

Diferentemente das outras estações, o verão requer mais cuidados, principalmente quando se trata de exercícios físicos ao ar livre. O Educador Físico e também Personal Traine Kleber Nunes, deu dicas importantíssimas para que os exercícios saiam com qualidade e segurança.

Uma das dicas mais valiosas, e que as pessoas não dão muito valor, é o uso do filtro solar, o qual protege a pele de ferimentos e queimaduras. Outro ponto importante durante o exercício é manter a hidratação do corpo com água muitas pessoas lembram dessa advertência apenas na hora do exercício, porém essa recomendação se estende para as 24 horas do dia, comenta.

Um dos erros mais comuns das pessoas que praticam exercício, é se vestir de maneira errada. As pessoas devem optar por roupas que possibilitem a transpiração e a evaporação do suor, para acabar não acumulando o mesmo, e prevenindo assim irritações nas amidalas quando se expõe a algum tipo de vento.

A termo regulação, é um sistema que regula e estabiliza a temperatura do corpo em determinados horários, como a noite quando as pessoas estão dormindo e de dia quando estão se movimentando ao fazer algumas tarefas. Muitas vezes por motivos de moda e estética, as pessoas acabam usando bonés ou badanas enquanto fazem exercício, isso acaba atrapalhando uma das extremidades do corpo.

A cabeça do ser humano, assim como pés e mãos, funciona como uma das extremidades mais importante do corpo. Essa região do corpo possui muita circulação sanguínea, sendo um lugar que acaba liberando o calor do corpo durante o exercício.  Se essa extremidade chegar a aquecer demais por conta de um assessório, pode causar febre e dor de cabeça, levando posteriormente a ter complicações mais sérias.

Já as recomendações para caminhadas e corridas ao ar livre, é o uso do calçado adequado, que também é essencial. O importante é sempre pedir orientação antes de comprar um calçado, solicitando assim o mais adequado para o tipo de exercício a ser realizado, acrescenta Kleber.


Exercícios para braços e pernas. Foto: Jéssica Rocha/Jornal Extra

Outra recomendação geral feita pelo educador é evitar lesões, para isso ele recomenda um aquecimento antes de começar a corrida, musculação, ou outro exercício. Para corridas é necessária uma caminhada leve para aquecer os músculos antes de dar explosões para correr. Já para a musculação, usar de início pesos leves, acostumando assim o músculo, para posteriormente poder soltar mais peso para que eles suportem.

Kleber alerta para um senso comum das pessoas que muitas das vezes é feito de forma errada e sem ter necessidade. O alongamento quando mal feito pode trazer lesões sérias nos músculos, por isso se recomenda fazer apenas para exercícios que exijam esse tipo de pratica. Todo alongamento deve ser orientado por uma pessoa experiente, evitando assim lesões, ressalta. Por certo, não existe época certa ou época errada para se exercitar o exercício deveria ser um hábito, finaliza.