Reunião de alinhamento  para a articulação da rede de proteção à criança e ao adolescente

Evento abordou, entre os temas, a evasão escolar após o período de pandemia

Foi realizada, na Secretaria de Educação de Guarapuava, uma reunião de alinhamento entre as Secretarias de Educação e Assistência e Desenvolvimento Social para a articulação da rede de proteção à criança e ao adolescente. A reunião envolveu diretores/as das escolas municipais, dos CMEIS, e equipes dos CRAS e CREAS. 

“Precisamos unir forças para aprimorar cada vez mais as ações em favor das crianças e dos adolescentes, para que todas elas recebam uma educação de qualidade, que vai além dos muros da escola. Essa aliança entre as Secretarias é muito importante porque nos proporciona fortalecer esse trabalho”, explicou o secretário de Educação, Pablo De Almeida.

“A partir desse alinhamento podemos delimitar para trabalhar no fortalecimento de rede, entre assistência social e educação, com todas as escolas municipais, CMEIS, CRAS e CREAS para um melhor desenvolvimento das crianças”, complementou a coordenadora da Proteção Social Básica, Cibele Tozzi.

A reunião abordou entre os temas, a evasão escolar após o período de pandemia. Além da divulgação do serviço do profissional de assistência social na educação. A nova Assistente Social de educação de Guarapuava, Tiene Milca destaca a necessidade da reunião conjunta entre as secretarias. “O objetivo dessa reunião foi alinhar sobre o papel de cada um na rede de atendimento à criança e ao adolescente, frisando que todos compõem o sistema de garantia de proteção à criança e adolescente”.

Acrescentou, ainda, “atribuímos o que é função da escola, o que é atribuição dos equipamentos de CRAS, CREAS referente ao atendimento e aos encaminhamentos em relação às crianças, principalmente as que estão evadindo da escola. Devido a essa problemática pós-pandemia, a educação está sofrendo muitos casos de evasão. Então essa reunião é para encontrar caminhos para solucionar a evasão escolar bem como as necessidades por trás dessa evasão”, finalizou.