Projeto que cria a Semana da Literatura Paranaense é aprovado na Alep

Proposta prevê período dedicado a escritores paranaenses nas escolas públicas e privadas 

Os deputados aprovaram, na Assembleia Legislativa do Paraná (Alep), a redação final da proposta que cria a Semana da Literatura Paranaense nos colégios públicos e privados do estado. O projeto de lei, assinado pelo deputado Requião Filho (MDB), agora segue para sanção, ou veto, do Poder Executivo.  

O texto tem como objetivo promover um período de atividades diferenciadas para reverenciar escritores paranaenses como Helena Kolody, Emiliano Perneta, Domingos Pellegrini, Dalton Trevisan e Paulo Leminski, entre outros.

Na justificativa da proposta o deputado diz que o estilo das obras e o período histórico em que foram escritas, diferem entre os autores, fornecendo aos alunos perspectivas distintas acerca da realidade.

“Na prática esse projeto promove uma semana de literatura paranaense dentro das escolas, com a divulgação dos trabalhos, a apresentação dos nossos autores para as nossas crianças, buscando que essas informações cheguem até os mais jovens. Hoje, pouco são os estudantes que conhecem a literatura do nosso estado”, destacou o deputado.

O autor afirma que por entender que a matéria é de interesse de todos os paranaenses, vê o projeto como uma importante contribuição à valorização da literatura estadual, uma vez que grandes nomes de destaque nacional e internacional são daqui, colecionando prêmios e reconhecimento do público e da crítica.

“Esse projeto busca o reconhecimento dos escritores paranaenses. Temos um péssimo defeito, de valorizar o que é dos outros e esquecer o que é nosso. Buscamos trazer essa cultura para dentro dos colégios e da vida dos paranaenses”, concluiu Requião Filho.

O texto também estabelece que a Semana de Literatura Paranaense deverá ser promovida pelas escolas na segunda semana do mês de março de cada ano.