O tempero faz toda a diferença: vai uma pimenta aí?

Foto: Noeli Almeida

Em uma viagem envolvente pelo mundo dos temperos, de sabores sutis aos mais marcantes, Elodir Klein e a esposa Vívia Klein, investiram tempo e energia para se dedicarem  à produção de molhos de pimenta.  Ele deixou a carreira de vinte anos como publicitário para criar uma marca própria e encontrar a chave para o sucesso pessoal e profissional.

Experimentando a mistura de ingredientes e tendo como base uma receita familiar, Elodir passou noites testando as combinações perfeitas que seriam capazes de desafiar o paladar das pessoas e ganhar a preferência quando o assunto se refere a sabores únicos.

Ao todo foram criadas treze receitas e para compreender a preferência dos consumidores e a receptividade do público, foi efetivada uma pesquisa de mercado para selecionar quais sabores ganhariam a preferência dos clientes, da seleção, sete sabores foram lançados como carro chefe. Buscamos mais conhecimento nas comidas de ruas de Munique e Ibiza é de lá que trouxemos a inspiração para fazermos molhos de pimenta super condimentados, muito saborosos e que combinam com tudo, desde um pão torrado até uma comida mais elaborada.

“Busquei uma essência minha, eu cozinho desde os meus dez anos. Chegou um momento que eu tive que olhar para dentro e encontrar minhas origens, eu busquei a culinária e estou muito feliz com isso, diz Elodir

Mercado local

Grande parte das pimentas utilizadas na produção dos molhos vêm da agricultura familiar de Guarapuava, entre as variedades utilizadas para os molhos da Tribal Pepper podem ser citadas, a pimenta peruana conhecida por muitos como Dedo de Moça, a Jalapeño que é uma mexicana suave e a Habanero que é mexicana e tem sabor mais acentuado. Nosso foco é que até o final do ano, possamos comprar 100% de toda a nossa produção de pimenta aqui em Guarapuava mesmo, desse modo, a gente consegue fechar um ciclo que é uma fábrica daqui, comprando produtos de agricultores locais e vendendo para a própria cidade, essa é a ideia central.

Os cuidados com a sustentabilidade ficam evidentes em todos os espaços de funcionamento da fábrica, no jardim da empresa plantas de pimenta, árvores de laranja e o aromático manjericão crescem adubados por resíduos orgânicos e proporcionam aos visitantes a sensação de estarem em casa. Eu imagino que a preocupação com o meio ambiente é algo simples. É você não utilizar mais do necessita, e obviamente preservar o máximo possível, isso significa ter atitudes como a separação de lixo, a utilização de materiais recicláveis, e também de materiais orgânicos para criar adubo e ensinar os nossos filhos a realizarem esse processo.