Novo robô ‘pedreiro’ coloca 500 tijolos por hora; trabalho de três a cinco homens

Hadrian X pode trabalhar dia e noite, sozinho e sem parar, e promete revolucionar a construção civil

Desenvolvido pela Fastbrick Robotics (FBR), empresa australiana de tecnologia de construção, o Hadrian X (nome em referência ao imperador romano Adriano, responsável pela reconstrução do Panteão de Roma) é um robô autônomo que representa, segundo seus idealizadores, um marco na automação de construção. Hadrian X, equipado com inteligência artificial e tecnologia de visão computadorizada, é especializado em assentar tijolos e blocos.

O robô possui um braço avançado montado sobre lagartas, o que permite sua movimentação flexível pelo canteiro de obras. Esse braço, capaz de se estender até 12 metros de altura, é dotado de uma pinça especial que manuseia tanto tijolos quanto blocos de concreto.

Utilizando sua tecnologia de visão computacional, o Hadrian X analisa, ao analisar o ambiente, constrói um modelo 3D, e, com base nesses dados, posiciona cada tijolo de acordo com o plano de construção com milimétrica precisão. Uma vez programado, o robô opera de forma totalmente autônoma, podendo trabalhar, ininterruptamente, dia e noite, colocando até 500 tijolos por hora, o que poderia substituir o trabalho de três a cinco pedreiros.

Submetido a testes rigorosos em condições reais de trabalho para assegurar sua eficiência, o Hadrian X tem sido continuamente aprimorado pelos engenheiros da FBR com base em feedback direto do campo, culminando em um modelo altamente sofisticado, preciso e eficaz na automação de tarefas de construção.