Elas também estão nas Rodovias

Mulheres assumem funções em obras da Caminhos do Paraná

As mulheres estão cada vez mais ocupando espaço no mercado de trabalho em diversas áreas. Na Construtora Derbli – empresa terceirizada que presta serviços para a Caminhos do Paraná, o quadro de funcionários conta com cinco colaboradoras no setor operacional. Elas exercem um papel fundamental e de grande responsabilidade na sinalização e comunicação na execução das obras.

Michele das Graças Teixeira e Sandra Freitas integram a equipe de obras que está trabalhando na construção das terceiras faixas em Irati, entre os km 234 e 237, na BR-277. Entre suas atividades estão a utilização do rádio para comunicação, sinalização de barreiras e limpeza da pista. Como são mulheres, acabam chamando a atenção dos usuários por trabalharem neste setor.

Há seis meses na construtora, Michele comenta que o serviço é tranquilo, mas que precisa de muita atenção para executá-lo. Como estou cuidando da liberação e bloqueio das barreiras, preciso estar sempre atenta, pois sou responsável pelo movimento na pista. Ela comenta que muitos usuários ficam curiosos e conversam com ela, pelo fato de uma mulher exercer essa atividade. Já fiz amizade com muitas pessoas. Tem muita gente que passa por aqui todos os dias e ainda elogia o nosso trabalho.

Sua colega, Sandra, destaca que já trabalhou em restaurante, na área de limpeza e como empregada doméstica. Não pretendo sair daqui. Gosto muito do meu trabalho e nunca imaginei que poderia fazer isso. Me sinto realizada. Sandra diz que um dos atrativos desse trabalho é que ela está em contato com muitas pessoas e que, em função das obras, trabalha em locais diferentes.

E onde fica a vaidade? Claro que o dia a dia dessas mulheres é corrido. Além de serem trabalhadoras, são mães e responsáveis pela casa. Mas sempre dá um tempinho para arrumar bem o cabelo no boné e passar um batom, diz Sandra. Como usamos uniforme, fica mais fácil de se arrumar para o trabalho. Mas não saio sem passar o filtro solar, completa Michele.

Trabalho reconhecido

O encarregado da equipe de Obras, Luís Ernani Mores, enaltece o trabalho das colaboradoras. Percebemos que elas exercem suas atividades com amor e são muito dedicadas. Mores também comenta que todas são prestativas e sempre buscam colaborar com o trabalho da melhor forma.

Walter Alexsandro Silva, que é gerente administrativo financeiro na empresa, explica que a empresa disponibilizou vagas às mulheres para esse setor porque havia a procura por essa função. Como a experiência foi excelente, a partir de então, decidimos que elas vão concorrer às vagas normalmente, junto com os homens.