Contribuintes de Guarapuava terão orientação gratuita sobre o Imposto de Renda

 

Foto: Divulgação

Legenda: A campanha Declare Certo vai ser realizada em dez cidades paranaenses

 

 

O ação ocorre sexta-feira, dia 13, no Calçadão da Rua XV de Novembro, em frente ao Clube Guaíra

O contribuinte que ainda não declarou o Imposto de Renda Pessoa Física 2018 – e tenha dúvidas para preencher a declaração – poderá receber orientação gratuita na sexta-feira, dia 13, das 9h às 17h, no Calçadão da Rua XV de novembro, em frente ao Clube Guaíra. Trata-se da campanha “Declare Certo!” realizada pelo SESCAP-PR desde 2004 em 10 cidades paranaenses, onde a entidade possui escritórios: Arapongas, Cascavel, Curitiba, Foz do Iguaçu, Francisco Beltrão,  Guarapuava, Maringá, Pato Branco, Toledo e Umuarama.

Em todas essas cidades, cerca de 130 profissionais (empresários contábeis, acadêmicos e funcionários de empresas de contabilidade) vão dedicar parte do seu dia de trabalho para atuar como voluntário no atendimento aos contribuintes. De acordo com o presidente do SESCAP-PR, Alceu Dal Bosco, embora com a tecnologia tenha facilitado bastante o preenchimento da declaração, sempre surgem dúvidas pontuais que precisam ser sanadas com profissionais especializados. “Nosso objetivo não é fazer a declaração, mas orientar os contribuintes que normalmente fazem a própria declaração em dúvidas pontuais”, explica Dal Bosco, ao lembrar que a ação evita, também, que o contribuinte vá até a Receita Federal sanar pequenas dúvidas. Ele lembra, ainda, que a multa para quem não declarar é de no mínimo R$ 165,74 e no máximo 20% do imposto devido.

 

Apoio

“Declare Certo!” conta com o apoio de entidades contábeis nas cidades onde é realizado, além do CRC/PR (Conselho Regional de Contabilidade), Fecopar (Federação dos Contabilistas do Paraná) e Receita Federal do Brasil.