Sol amigo na infância

FOTO: SCS

Aconteceu na última semana uma ação de conscientização dentro do projeto Sol Amigo na Infância, para alunos da escola municipal Profª Silvanira Acyoli Lins Penha. A iniciativa promovida pela Sociedade Brasileira de Dermatologia, em parceria com a Prefeitura de Guarapuava através da Secretaria de Educação e Cultura, teve por objetivo informar sobre os cuidados que devem ser tomados com a pele durante o verão.

Desde 2014, nossas escolas municipais e Cmeis participam do projeto. O maior objetivo dessa parceria é educar nossas crianças para um comportamento de exposição solar saudável, evitando assim doenças, queimaduras e principalmente o câncer de pele. Tudo o que eles aprenderam na escola, vão levar para a vida, conscientizando seus vizinhos, amigos e familiares, ressaltou a secretária de Educação e Cultura, Doraci Senger Luy.

De acordo com a diretora da escola, Silvana Maria Galhart Pacheco, o projeto teve duração de 1 mês. A supervisora da escola participou de uma capacitação com as dermatologistas, na qual aprendeu como passar o filtro solar corretamente, quais os horários saudáveis para exposição ao sol entre outras instruções e cuidados. Posteriormente ela repassou as informações para os professores, que puderam trabalhar de forma lúdica e divertida com as crianças em sala de aula, afim de que elas adquiram este hábito saudável e reproduzam a conscientização, esclareceu Silvana.

O projeto          

Sol Amigo trata-se de um projeto em nível nacional promovido pela Sociedade Brasileira de Dermatologia. O movimento tem parceria com diversos dermatologistas do país, que em suas localidades acabam aplicando a iniciativa, que tem como intuito promover a conscientização de crianças sobre a importância dos cuidados com a pele. Mauricio de Souza, cartunista conhecido no país por ser pai da ‘Turma da Mônica’, é também apoiador do projeto e, desenvolveu um material educativo especial que é distribuído para as escolas e alunos participantes do programa.