Secretaria de Saúde realiza bloqueio químico em bairros da cidade

Ação é realizada nas áreas endêmicas do Município, de acordo com casos notificados (pessoas que consultam, estão com suspeitas ou confirmadas para casos de dengue)

Integrando as diversas iniciativas promovidas pelo poder público municipal no combate à dengue, nas primeiras horas do dia desta terça-feira (23), a Secretaria Municipal de Saúde (SMS), por meio do Departamento de Vigilância em Saúde, realizou bloqueios químicos utilizando inseticida com bomba costal em  regiões endêmicas da cidade.

“O bloqueio é realizado quando recebemos notificações de casos pelas equipes das Unidades Básicas de Saúde (UBS). O pessoal encaminha essa notificação até o nosso Departamento, aí direcionamos esse bloqueio químico na região selecionada, com o objetivo de diminuir os mosquitos já em sua fase adulta e, consequentemente,  diminuir a infestação do vírus na região”, explicou a responsável pelo setor de Vigilância Ambiental em Saúde de Guarapuava, Sabina Curi.

A ação, conforme explicou Sabina, é realizada nas áreas mais endêmicas do Município e foi executada entre às 5h e 7h da manhã, desta terça-feira. Desta vez, os trabalhos foram realizados nos Bairros Alto Cascavel, Centro, Jardim das Américas e Vila Bela.

Conforme destaca a Secretaria de Saúde, os inseticidas utilizados não são prejudiciais às pessoas e nem aos animais. Porém, a população precisa continuar se protegendo e eliminar todos os focos de dengue.

O bloqueio químico de  inseticida com bomba costal continuará sendo executado por tempo indeterminado em outras regiões do Município, de acordo com as notificações pela SMS.