Saúde projeta ações de combate à Dengue em Guarapuava

Em reunião, comitê encaminha medidas e chama a população para ajudar

O Comitê Municipal de Mobilização e Combate ao aedes aegypti, organizado pelo Departamento de Vigilância Ambiental em Saúde, se reuniu na sexta-feira (14) com os seus membros, para conversar sobre as futuras medidas no combate à dengue em Guarapuava. A reunião foi convocada porque os focos de Aedes aegypti têm atingido índices que começam a levantar preocupações. 

Com a participação de pessoas das Secretarias de Agricultura, Meio Ambiente, Saúde, e de representantes da Universidade Estadual do Cento-Oeste (UNICENTRO) e da 5ª Regional de Saúde, o comitê encaminhou as próximas atitudes e estabeleceu que precisa do apoio dos mais diversos setores da sociedade e de uma união das secretarias para a realização de um efetivo combate à dengue. Por isso, o Comitê Municipal convida todos os que tiverem interesse, a integrar o grupo.

“(O momento) não está desesperador, mas está preocupante. Então, precisamos estar atentos, cuidando e eliminando todo e qualquer tipo de depósito que possa acumular água. O acúmulo inadequado da água da chuva é o principal gerador de foco”, destacou a presidente do Comitê Municipal de Mobilização e Combate ao aedes aegypti, Sabina Curi.

Segundo Sabina, que também é coordenadora do Departamento de Vigilância em Saúde, é extremamente importante que a população se envolva nesse esforço, não só tomando medidas para eliminar possíveis criadouros do vetor e evitar a propagação de doenças, mas integrando o comitê e levando essas demandas para as instituições. Os interessados em fazer parte podem entrar em contato com a Vigilância Ambiental em Saúde. “Nós precisamos de mãos para agir. Nós precisamos de gente”, finalizou Sabina.