OAB Guarapuava terá palestra sobre depressão e suicídio

No contexto do Setembro Amarelo, especialista falará sobre a prevenção

Depois de participar do Congresso Internacional de Psiquiatria, na Dinamarca, doutor Cleber está de volta à cidade. Convidado pela subseção de Guarapuava da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), ele dará a palestra do projeto Viva a Vida para profissionais do Direito, familiares e convidados nesta terça-feira (17).

No contexto do Setembro Amarelo, o especialista falará sobre depressão e suicídio, com foco na prevenção. Para o médico, no atual e competitivo mercado de trabalho, muitos profissionais, de diversas áreas, estão expostos aos riscos da depressão.

As grandes pressões por cumprimento de prazos e exigência de resultados causam ansiedade, algumas vezes acompanhada de angústia e redução da qualidade do sono, impactando na vida pessoal e profissional. E essa tríade, se já houver histórico familiar, aumenta muito o risco de um quadro depressivo grave com suicídio, destacou Cleber.

De acordo com o psiquiatra, a prevalência de depressão é em torno de 20% da população, ou seja, a cada 5 pessoas pelo menos uma vai ter um quadro depressivo em algum momento da vida. E de cada seis pessoas com depressão, uma comete suicídio.

Então precisamos criar multiplicadores que saibam identificar os sinais de depressão nas pessoas do seu convívio e possam indicar ajuda médica, porque depressão tem tratamento e a vida é o nosso maior presente, completou.

Para participar da palestra, como valor de troca, o médico solicita a doação de pacotes de fralda infantil, cuja arrecadação ele repassará a uma entidade social de Guarapuava.

Escolas – Nesta semana, Cleber também levará a palestra do projeto Viva a Vida a alunos de mais duas escolas de Guarapuava. Em parceria com o Shopping Cidade dos Lagos, estudantes do colégio Leni Marlene Jacob assistirão à explanação no cinema do shopping, na quarta-feira pela manhã. À noite, o médico conversará com alunos do Ana Vanda Bassara.