Irlanda confirma mais 3 mil casos do coronavírus e 85 mortes

País continua em quarentena com o bloqueio total de serviços não essenciais

O Sistema Público Nacional de Saúde da Irlanda registrou até a meia-noite da última quarta-feira (01) às últimas estatísticas do Covid-19. Os casos confirmados chegaram a marca de 3.447 seguidos de 85 mortes em todo o país. Já o número de pessoas hospitalizadas chegam a 834, destes 126 precisaram seguir para a UTI (Unidade de Terapia Intensiva).

Ainda segundo o Sistema Público Nacional de Saúde da Irlanda a média de idade dos contaminados é de 47 anos e há uma igualdade de gênero, ou seja, tanto homens quanto mulheres apresentam as mesmas estatísticas. Anteriormente, quando ainda eram registrados os primeiros casos a média de idade era na faixa dos 70 a 80 anos.

O primeiro-ministro irlandês, Leo Varadkar segue pulso firme em relação as medidas protetivas. Desde a sexta-feira (27), as pessoas só podem sair de suas residências para ir até farmácias, mercados ou até seus trabalhos considerados essenciais. Varadkar frisou ainda que a população só pode circular até um raio de 2 quilômetros de suas casas e que a Garda (polícia irlandesa) está nas ruas para fazer esse monitoramento. O transporte público também foi reduzido por conta da pandemia do novo Covid-19.

Outro número que impressiona é o de pedidos do “seguro-desemprego”. O Departamento de Proteção Social Irlandês recebeu mais de 400 mil solicitações de assistência emergencial de desemprego nas duas últimas semanas. Após o surto do Covid-19 o Governo disponibilizou durante seis semanas o pagamento de 350 euros semanais para estudantes e desempregados. Essa medida é o que está “salvando” muitos imigrantes e os próprios irlandeses que vivem no país.

Casos confirmados nas principais cidades do país até 01/04/2020

Dublin (capital): 1.645

Cork: 255

Galway: 88

Wicklow: 77

Kildare: 80

Jéssica Rocha é jornalista, de Guarapuava, e está em intercâmbio na Irlanda