Guarapuava inicia campanha de vacinação contra a Poliomielite

As doses da vacina estão disponíveis em todas as Unidades Básicas de Saúde (UBS) e no Centro Municipal de Vacinação

A Secretaria Municipal de Saúde (SMS) iniciou, nesta segunda-feira (27), a Campanha de Vacinação contra a Poliomielite. Pais e responsáveis por crianças menores de cinco anos podem procurar uma unidade de saúde até o dia 14 de junho.

O objetivo da campanha é alcançar o maior número possível de cobertura vacinal e reduzir o número de crianças não vacinadas com a VOP (Vacina Oral Contra Poliomielite), para o controle, eliminação e erradicação da doença.

Também conhecida como paralisia infantil, a poliomielite é uma doença contagiosa causada por vírus que pode infectar crianças e adultos, por meio do contato direto com fezes ou com secreções eliminadas pela boca das pessoas doentes e, em casos graves, pode acarretar paralisia nos membros inferiores. Em situações assim, ocorrem as paralisias musculares; os membros inferiores são os mais atingidos.

“A Poliomielite é uma doença que já estava erradicada, mas surgiram alguns casos em Israel, Malawi, e também pela primeira vez, depois de décadas, nos Estados Unidos. É de extrema importância que todas as crianças acima de u ano e até quatro anos, 11 meses e 29 dias, procurem a Unidade Básica de Saúde mais próxima para realizar a vacinação da VOP, que é a nossa ‘gotinha’. Mesmo que a criança já tenha tomado a vacina há 30 ou 60 dias, ela pode tomar o reforço da VOP”, comentou a chefe da Divisão Epidemiológica de Guarapuava, Ana Beatriz Dellê.

As doses serão aplicadas no Centro Municipal de Vacinação (antigo CISGAP), de segunda-feira a sábado, das 8h às 17h. Além disso, os imunizantes estarão disponíveis em todas as Unidades Básicas de Saúde (UBS), incluindo as com horário de funcionamento estendido, até às 21h, que são: Planalto, Morro Alto, Xarquinho II, Vila Carli, Vila Bela e Bonsucesso.