Construção do Hospital do Câncer de Guarapuava entra em fase final

Ala de quimioterapia deve beneficiar aproximadamente 500 mil pessoas da região, em mais de 20 cidades

O prefeito Cesar Silvestri Filho esteve, essa semana, visitando as obras da ala de quimioterapia do novo Hospital do Câncer de Guarapuava, na Cidade dos Lagos, que está em fase final de acabamento. Segundo o prefeito, a construção do hospital só foi possível graças ao empenho e a dedicação de várias autoridades e lideranças da região, como a de Odacir Antonelli.

O hospital, que está sendo chamado de Câncer Center, será referência estadual no tratamento de pacientes que lutam contra o câncer e contará com equipamentos com tecnologia de ponta, além de 40 leitos de internação, 20 leitos de UTI, centro cirúrgico, setor de tratamento paliativo e casa de apoio.

De acordo com o presidente da Câmara de Vereadores de Guarapuava, João Napoleão, o legislativo também tem sido um parceiro importante nessa causa e tem somado esforços para que tal construção se concretize para beneficiar toda a região. Com recursos viabilizados por economia da Câmara de Vereadores de Guarapuava, somados à repasses da prefeitura, que totalizam mais de R$ 11 milhões.

Vale lembrar que o Hospital São Vicente de Paulo é a única entidade habilitada para tratamentos oncológicos atendendo uma região de, aproximadamente, 20 municípios, que, atualmente, tem seu serviço ‘comprometido’ devido a ocupação da capacidade física instalada. O Hospital do Câncer terá condições de dobrar a oferta dos serviços, além de comportar muito mais pacientes.

O Câncer Center será administrado pelo Hospital São Vicente de Paulo em parceria com o Hospital Erasto Gartner, considerado uma referência nacional do tratamento do câncer. A parceria foi firmada em novembro do ano passado e será fundamental para o novo hospital de Guarapuava, que terá a liderança de um grupo experiente e altamente capacitado nesse tipo de tratamento.