Saúde  

Cesar Filho conclui a entrega da 16ª UBS revitalizada e 2 unidades novas

Fotos: Assessoria

A inauguração marcou o lançamento do novo aplicativo “Fala Saúde”, que vai interagir com a população em tempo real, no atendimento e na verificação do agendamento de consultas

O prefeito de Guarapuava, Cesar Silvestri Filho (PPS) conclui nesta semana a entrega para população de 16ª Unidade Básica de Saúde (UBS) revitalizada, desta vez no bairro Boqueirão. “A nova UBS vem se somar a outros investimentos no bairro. Num espaço mais amplo e moderno, onde a população certamente vai estar melhor acolhida. Ao longo do nosso mandato temos buscado prestar um serviço de excelência e isso só está sendo possível com estruturas mais digna para população”, ressaltou o gestor. Ele lembrou que além das 16 unidades restauradas foram construídas pela atual gestão duas novas UBS, nos bairros Xarquinho e Tancredo Neves. “Tanto a equipe de trabalho como à comunidade passaram por alguns transtornos no período da obra, com atendimento em um local provisório. Fica aqui o nosso reconhecimento pela dedicação e a nossa felicidade em entregar uma unidade totalmente revitalizada, com um bom ambiente de trabalho”, comemorou Cesar Filho.

A UBS Boqueirão conta atualmente com quatro consultórios médicos, dois consultórios odontológicos, sala de dispensação de medicamentos, sala de agentes, sala de inalação, esterilização, sala de reuniões, copa, almoxarifado, banheiros adaptados para portadores de necessidades especiais, tanto para pacientes quanto para funcionários, além de mobiliário novo. A secretária de Saúde, Renata Araújo observou que a novidade nas unidades, que elas passam a contar com a sala de vacinas, com câmara conservadora de doses, substituindo as geladeiras comuns, que funciona de modo digital. “Nosso objetivo é padronizar as unidades e os serviços prestados” frisou a secretária.

Também participaram da entrega o vice-prefeito e secretário de Agricultura e Turismo, Itacir Vezzaro, o presidente da Câmara de Vereadores, João Napoleão, vereadores, secretários municipais, funcionários da UBS e moradores do Boqueirão.

Aplicativo Fala Saúde

Durante a entrega da UBS Boqueirão, o prefeito Cesar Filho apresentou o aplicativo fala Saúde Guarapuava, que marca uma nova fase na prestação de serviço na área da saúde no município. “É uma ferramenta moderna de comunicação entre a prefeitura e a população. Qualquer pessoa pode ter acesso para interagir com a atual administração, pois não temos receio da interação e nem da avaliação dos usuários. Ao contrário, queremos ampliar esse canal e nada melhor do que o aplicativo Fala Saúde”, avaliou Cesar Filho. Questionado se a população terá dificuldades em fazer uso do novo aplicativo, o gestor citou o WhatsApp, onde no início poucos utilizavam e hoje é a principal ferramenta dos usuários.

Segundo a chefe da Divisão de Educação em Saúde, Elizabeth Nascimento Lira, através do aplicativo, o usuário terá acesso à agenda no setor de especialidades, podendo visualizar dia e horário de sua consulta; monitorar os atendimentos de urgência e emergência nas unidades do Trianon, Primavera e UPA Batel, para auxiliar no deslocamento àquelas com menos fila e mais médicos; receber informações sobre o setor da saúde, como campanhas de vacinação, por exemplo; e ainda vai poder avaliar os serviços de saúde do município através de uma pesquisa de satisfação de usuário. “O aplicativo pode ser baixado em todos os aparelhos smartphones que possuem sistema android; no iphone, somente ano que vem. O usuário vai baixar o aplicativo na play store do seu smartphone e, a partir do cadastro do seu CPF, pode fazer o uso do Fala Saúde”, esclareceu Elizabeth.

Além das facilidades o novo sistema vai oferecer ao usuário a possibilidade de participar de uma pesquisa de satisfação, onde fornecerá informações úteis e precisas sobre as etapas de atendimento nas unidades de saúde. Cesar Filho falou da unificação dos consórcios de Saúde e a entrada em operação do novo Centro de Especialidades Médicas no 1º semestre de 2018. “Os três consórcios geram custos altos em salários dos servidores, com a unificação teremos melhores condições de prestar um melhor serviço. O Centro de Especialidades certamente dará o suporte necessário na área de exames e consultas médicas especializadas para Guarapuava e região”, conclui ele.