Centro de Especialidades: Sesa e municípios do Centro-Oeste redefinem acordo sobre consórcio

Encontro possibilitou a reformulação do acordo de funcionamento do consórcio que irá gerir a administração do CE

Reunião, ocorrida na última quarta (02), em Curitiba, possibilitou a reformulação do acordo de funcionamento do consórcio que irá gerir a administração do Centro de Especialidades, com sede em Guarapuava. No encontro, a Secretaria de Estado da Saúde (Sesa) atendeu a proposta apresentada por secretários de saúde e prefeitos dos municípios da região.

Segundo o prefeito de Guarapuava, Cesar Silvestri Filho, a secretaria se mostrou sensível às demandas apresentadas e atendeu a proposta. Conseguimos chegar ao repasse de um valor que permite atender a demanda que temos e, ainda, ampliar a oferta em 50% nos serviços ofertados, afirmou o prefeito.

No encontro, a Sesa e os municípios acordaram que o Estado irá se retirar do Consórcio, mas firma o compromisso de fazer o repasse de R$ 550 mil, ao mês, de forma a aportar recursos fundamentais para também assegurar o funcionamento efetivo do Centro. A administração do Centro de Especialidades e demais despesas serão rateadas entre os 20 municípios da região.

O novo acordo permitirá a realização de 12 mil consultas/mês. Sabemos da grande demanda que a região possui na área de saúde e o quanto o funcionamento do Centro de Especialidades é esperado e fundamental. Por isso, houve esse esforço e sensibilidade do Estado em ouvir os municípios para que juntos, chegássemos a melhor proposta para ambos, como firmamos hoje, declarou o diretor-geral da Sesa, Nestor Werner Júnior.

Em 11 de novembro, o secretário de Estado de Saúde, Beto Preto, participará de uma assembleia em Guarapuava, às 14:00, na sala de reuniões do Centro, para deliberação da saída do Estado do Consórcio. A previsão é que, a partir da reformulação do acordo e criação de um novo estatuto, o Centro de Especialidades inicie as atividades no primeiro trimestre de 2020.

Temos equipamentos que ainda serão entregues pelo Estado ao Centro, organização do processo seletivo para contratação de profissionais, trâmites que, agora, podemos organizar, a partir desse acordo favorável que selamos hoje, finalizou Cesar Filho.

Também participaram da reunião o secretário de Saúde de Guarapuava, Celso Goes, a diretora da 5ª Regional de Saúde, Eliane Halmuth, diretora executiva do Cisgap, Eliane Dranca, o vice-prefeito de Laranjeiras do Sul, Valdemir Scarpari, os secretários municipais de Saúde de Prudentópolis, Luiz Carlos Mendes Júnior, de Marquinho, Elio Bolzon Júnior, de Cantagalo, Carlos Vinicius Sbardelotto, e de Goioxim, Fagner Ananias.