SENAR Paraná oferta novos cursos em avicultura

Capacitações foram formatadas para atender à demanda de cooperativas e agroindústrias

Maior produtor e exportador de frangos do Brasil, o Paraná tem uma cadeia produtiva tecnificada dentro dos aviários e profissionais cada vez mais capacitados. Para atender a modernização da atividade, o SENAR-PR está constantemente ampliando seu catálogo de cursos na área de avicultura.

Recentemente, a entidade abriu editais para contratação de instrutores para três capacitações em desenvolvimento: “Manejo de frangos de corte”, “Elétrica para aviários” e “Manutenção preventiva de equipamentos de aviário”.

Destes, o primeiro a ir a campo, em maio, o curso “Manejo de frangos de corte” promoveu uma turma-piloto para pessoas interessadas em ingressar na avicultura e cooperados da cooperativa C.Vale, com sede em Palotina, na região Oeste. Após consolidada essa etapa, em julho, foi formada a primeira turma de instrutores, que levarão esse novo treinamento a campo.

O resultado da turma-piloto junto à cooperativa foi positivo, segundo o presidente do Sindicato Rural de Palotina, Edmilson Zabott. Com cinco aviários em atividade, o dirigente destaca a necessidade de formação de mão de obra qualificada na atividade.

“Temos verificado um aumento na cadeia de produção de aves, mas o número de funcionários disponíveis é pequeno. Esse tipo de curso vai deixar muitos trabalhadores preparados para a gente buscar no mercado de trabalho”, afirma. “Tenho funcionário que o filho fez o curso [piloto] e gostou. Já voltou sugerindo pontos de melhoria, trazendo informação nova. Contratei ele”, conta Zabott.

Um dos diferenciais deste novo curso é a capacidade de adaptação à realidade de cada região, no que se refere ao tipo de equipamentos dos aviários e à cultura de integração.

“É um treinamento flexível. Cada integração tem a sua forma de trabalhar. O curso do SENAR-PR preconiza a particularidade de cada empresa, mas existe uma base comum: todas elas alojam a mesma genética de frango.

O treinamento do SENAR-PR é como se tivesse uma etapa básica, igual para todo mundo, e a partir daí entram as particularidades de cada empresa”, detalha Juliana Afonso Branco dos Santos, avicultora e instrutora do SENAR-PR, que ministrou a formação dos instrutores para este novo curso.

“O objetivo é ter um produto de melhor qualidade na mesa do consumidor final e melhorar a renda do avicultor. Uma coisa é consequência da outra: a partir do momento em que o produtor consegue entregar um produto melhor, ele terá um resultado zootécnico e uma remuneração melhores. Ganhamos de duas formas”, completa Juliana.

No caso dos cursos “Elétrica para aviários” e “Manutenção preventiva de equipamentos de aviário”, não haverá essa personalização, já que tratam de temas que não variam conforme a região e a integração.

Também o futuro instrutor do SENAR-PR Jeferson Polasso, que passou pela formação de instrutores, destaca a importância da iniciativa. “Avicultura é um aprendizado constante e muda muito rápido. Falta mão de obra e a que a gente têm é despreparada. Esse curso vem resolver uma dificuldade real do setor”, aponta.

Capacitação para cooperativas

Os novos cursos de avicultura do SENAR-PR estão sendo desenvolvidos para atender uma demanda de cooperativas integradoras. Por meio dessas parcerias, o SENAR-PR vai ofertar, no total, quatro cursos na área de avicultura de corte aos cooperados e colaboradores das empresas. As capacitações abrangem diversos aspectos da cadeia produtiva, com conteúdos que vão do alojamento até a entrega dos frangos.

Após realização da turma-piloto do curso “Manejo de frangos de corte”, a C.Vale já agendou novas turmas para setembro, outubro e novembro que serão realizadas no Centro Tecnológico de Avicultura do SENAR-PR, conhecido como aviário-escola, no Centro de Treinamento Agropecuário (CTA) de Assis Chateaubriand.

O local, inaugurado em 2014, é uma referência em avicultura no Paraná. O espaço conta com uma estrutura moderna e adaptada à realidade do campo, demonstrando o funcionamento de um aviário e colocando as tecnologias utilizadas na atividade à disposição dos alunos.

Instalado em uma área de 1,2 mil metros quadrados, o aviário foi construído sob o modelo Dark House, que permite o controle da luminosidade e temperatura do galpão de acordo com a fase de crescimento da ave.

A mesma formação “Manejo de frangos de corte” também será ofertada para cooperados e trabalhadores da Copacol, a partir de agosto, no Centro de Treinamento Avícola da cooperativa, recém-inaugurado em Cafelândia.

São 3.544 metros quadrados de área construída, que incluem um aviário-escola, sala de aula para os cursos, alojamento para visitantes, refeitório e moradia para o profissional que ficará responsável pela granja.

O curso “Ambiência na avicultura de corte”, que já faz parte do catálogo do SENAR-PR e é realizado no aviário-escola do CTA de Assis Chateaubriand, contou com formação de novos instrutores.

As capacitações “Elétrica para aviários” e “Manutenção preventiva de equipamentos de aviário” ainda estão em desenvolvimento e serão disponibilizadas no final de 2023. Em breve estes cursos estarão disponíveis para outras cooperativas e agroindústrias integradoras.

“Trabalhadores bem treinados são fundamentais para manejar as aves corretamente, privando pelo bem-estar animal e conferindo uma carcaça de qualidade para o consumidor final. A parceria permitirá qualificar os profissionais envolvidos com a cadeia, assim contribuindo para a manutenção da excelência da produção avícola do Estado”, destaca Helen Raksa, técnica do Departamento Técnico (Detec) do Sistema FAEP/SENAR-PR.

Cursos

“Manejo de frangos de corte” (novo, já disponível)

“Elétrica para aviários” (novo, em desenvolvimento)

“Manutenção preventiva de equipamentos de aviário” (novo, em desenvolvimento)

“Ambiência na avicultura de corte” (já no catálogo do SENAR-PR, contou com formação de novos instrutores)