Vereadores pedem garantia de acolhimento hospitalar para a população

As vagas de UTI estão 100% ocupadas e as de enfermaria estão quase no limite

Os vereadores do Comitê Extraordinário de Enfrentamento à Pandemia, da Câmara de Guarapuava, estiveram, nesta sexta-feira (21), na 5ª Regional de Saúde, que é o órgão do Governo do Estado no município, e também com o prefeito, Celso Góes, para expor a grande preocupação com a saúde da população e auxiliarem na busca por soluções para a situação delicada que a cidade enfrenta. As vagas de UTI estão 100% ocupadas e as de enfermaria estão quase no limite.

As vereadoras Professora Bia, Bruna Spitzner, Cris Wainer, Terezinha Daiprai e os vereadores João Carlos Gonçalves, Marcio Carneiro, Pedro Moraes, Dognei e Paulo Lima solicitam, por exemplo, informações sobre novos leitos a serem liberados para o município e os critérios de recebimento de pacientes do Hospital Regional.

Como solução imediata, o Comitê pede a ampliação da estrutura de atendimentos do Hospital Regional, com abertura de novos leitos e contratação de profissionais. “Estamos hoje com mais de 2.000 pessoas infectadas pelo coronavírus e com possibilidades de transmissão da doença, isso nos preocupa muito e é o motivo de estarmos em contato com a Promotoria de Justiça, a 5ª Regional e a própria prefeitura. Estamos buscando a ampliação do número de leitos para desafogar a UPA e queremos que o Governo do Estado garanta o acolhimento hospitalar para a nossa população”, explicou o vereador Pedro Moraes, que também é presidente da Comissão de Saúde.

Uma cópia do Ofício entregue à Chefe da 5ª Regional de Saúde, Eliane Harmuch, foi enviada à Promotoria de Justiça.

Para o Chefe do Legislativo, Vereador João Napoleão, a ação faz parte do trabalho intenso que o Comitê vem realizando no sentido de auxiliar para que se encontrem caminhos resolutivos e amenizar o sofrimento de pacientes e familiares que aguardam atendimento. “É um momento em que nós, como representantes públicos, não podemos ficar parados e estamos realmente engajados na busca, juntamente com o Prefeito, das melhores soluções para este momento tão sério que estamos vivendo. Estamos acompanhando com muita preocupação diuturnamente os números e dando o nosso apoio a todas as medidas necessárias para contenção das transmissões”, disse.

O Líder do prefeito na Câmara, vereador Marcio Carneiro, enfatizou que o Comitê tem o objetivo de somar forças. “Estamos vigilantes, atuantes e à disposição para ajudar a encontrar as soluções. A Câmara não ficará omissa e vamos juntos até conseguirmos resolver esta situação e não deixarmos a nossa população sofrendo do jeito que está”, ressaltou.