Redução de cargos comissionados é uma das propostas da Rede

A redução no número de cargos comissionados é uma das propostas do candidato a prefeito em Guarapuava, João Alberto Nieckars. A ideia, segundo o Coletivo Municipal, é valorizar o servidor concursado de carreira. Outro item que chama a atenção é a criação da Controladoria Financeira, que será responsável pela fiscalização das licitações realizadas pela administração municipal.

O plano, dividido em 17 eixos elaborados em debates com técnicos de várias áreas, prevê também a melhoria na infraestrutura e a modernização dos equipamentos existentes nas escolas da rede municipal, com especial atenção para a valorização dos professores e alunos, com melhorias salariais, cursos de capacitação e atividades em tempo integral, respectivamente.

Mas é no meio ambiente que reside, também, atenção prioritária. Implantação de arborização pública, pomares populares, campo de compostagem municipal, ampliação da coleta seletiva do lixo orgânico para transformação em adubo, campanhas educativas, estão listadas no plano de Nieckars, assim como ruas exclusivas para pedestres aos finais de semana e feriados, corredores para ciclistas.

Nesse último item a ideia é criar pontos estratégicos, integrados com o transporte coletivo urbano, para aluguel e entrega de bicicletas. O planejamento na área de saúde propõe a adequação e ampliação dos postos de saúde; melhoria nos recursos humanos, equipamentos e medicina complementar; ampliação do atendimento aos portadores de doenças mentais, com a devida assistência familiar, além de atendimento contínuo aos diabéticos. Na área da segurança pública, os projetos Polícia Cidadã, Vizinhança Solidária e Protegida, Centro de Detenção e Ressocialização também constam do plano de governo.

As parcerias com o setor privado estão presentes nas áreas tecnológicas e na manutenção dos parques, assim como a implantação do restaurante popular, da merenda escolar regionalizada, do crédito popular, das audiências públicas, entre outras propostas.

O Jornal Extra Guarapuava disponibilizou o mesmo espaço aos demais candidatos a prefeito neste pleito eleitoral.