Projeto de Lei que celebra legado artístico de Odelair Rodrigues é aprovado na ALEP

’Dia Odelair Rodrigues e da Mulher Negra do Teatro Paranaense’ recebeu pareceres favoráveis das Comissões Cultura, e de Constituição e Justiça

Apresentado em março deste ano, o Projeto de Lei que institui o dia 27 de Janeiro, como o “Dia Odelair Rodrigues e da Mulher Negra do Teatro Paranaense”, entrou em pauta esta semana na Assembleia Legislativa do Paraná , e foi aprovado em primeira votação por unanimidade.

O objetivo é valorizar a trajetória da saudosa atriz paranaense, que ficou famosa no teatro, rádio, cinema e televisão e, também, para prestar uma sincera e honrosa homenagem a todas as artistas, mulheres pretas paranaenses.

“Odelair faleceu há vinte anos e deixou um legado ímpar nos palcos e na televisão, marcado especialmente pela luta contra o preconceito. Por estes e tantos motivos, se faz necessário esse reconhecimento do Estado do Paraná a atriz curitibana”, justificou o autor da proposta, deputado estadual Requião Filho (PT).

O Projeto nasceu a partir de um pedido especial dos diretores da Cia Ká de Teatro Kelvin Millarch e Caio Frankiu, para homenagear os 70 anos de carreira da atriz. A ideia foi prontamente aceita pelo parlamentar, tendo em vista de ter sido uma das pioneiras da televisão paranaense e ganhadora de diversos prêmios, além de uma inspiração e referência de estudo para a nova geração de artistas no Estado. Odelair também já foi objeto de pesquisa, exposição biográfica e de espetáculo teatral, todas ações realizadas pela Companhia de Teatro.

’Dia Odelair Rodrigues e da Mulher Negra do Teatro Paranaense’ recebeu pareceres favoráveis das Comissões Cultura, e de Constituição e Justiça, foi aprovado em primeira votação pelo plenário da Assembleia Legislativa, e deve passar para mais duas votações antes de seguir para sanção do Governo do Estado. Certamente, uma homenagem merecida!