PR – 459 entre Reserva do Iguaçu e Pinhão é inaugurada

Para o Deputado Estadual Bernardo Ribas Carli, a pavimentação da PR-459 é uma conquista histórica

O Deputado Estadual Bernardo Ribas Carli participou neste sábado, 10 de junho, juntamente com o Governador Beto Richa, o Secretário Chefe da Casa Civil do Paraná, Valdir Rossoni, e a população, da inauguração oficial da pavimentação da PR-459, entre Reserva do Iguaçu e Pinhão. Para o parlamentar, que deu contribuição decisiva à efetiva autorização e início das obras, trata-se de uma conquista histórica para a região.
Desde que Reserva do Iguaçu foi emancipado, há 20 anos, esta pavimentação é esperada. E eu comemoro com toda a população este grande investimento do Governo do Paraná, que já beneficia cerca de 300 mil habitantes e impulsiona o desenvolvimento da nossa região. Era um sonho pelo qual trabalhamos unidos e com persistência, e hoje nos alegramos com a realização, destacou. Carli citou, inclusive, o importante empenho do ex-Prefeito de Reserva do Iguaçu, Emerson Julio Ribeiro, pela liberação dos trabalhos.

Pavimentação
O trecho pavimentado é de 26 quilômetros, num investimento de R$ 30 milhões do Executivo Estadual, que dá mais segurança aos usuários da via e agilidade ao escoamento da produção agrícola. Pela PR-459, a distância entre Reserva do Iguaçu e Guarapuava, por exemplo, diminui em cerca de 20 quilômetros.
Ao longo dos 26 km pavimentados foram feitos trabalhos de drenagem, terraplenagem, conformação geométrica da rodovia, compactação e colocação de asfalto. Também foram feitas duas pontes e acostamentos em alguns trechos da rodovia.
Sobre o rio Capão Grande foi construída uma nova ponte com 60 metros de comprimento, nove metros de largura e 64 vigas de sustentação da estrutura.

A antiga ponte tinha somente uma faixa de circulação, já a nova foi adequada com circulação em ambos os sentidos, inclusive com áreas exclusivas para os pedestres.
Sobre o rio Lajeado Torres, a ponte foi alargada e modernizada, passando a ter nove metros de largura com duas faixas de circulação e passeio para pedestres nos dois lados, guarda-corpos e defensas foram instalados para aumentar a segurança dos motoristas e moradores.