Política: o brasileiro só toma no Centrão

POLÍTICA: O BRASILEIRO SÓ TOMA NO CENTRÃO

Como estamos vivendo num ano de pandemia mas também de eleições municipais, em novembro, o povo já começa a se agitar, querendo saber, a nível de Guarapuava e região “quem será quem” no pleito municipal de 2020.

Mesmo que alguns votam na ideologia política de ESQUERDA, outros na ideologia da DIREITA, e enquanto isso, o Brasil de milhares de brasileiros, só toma no CENTRÃO. Concordam? Dizem que tolo é quem acredita em direita, tanto quanto critica a esquerda. Lembrei do Lula e do Fernando Henrique. Isso não existe mais na política. O que vemos é, na maioria das vezes, uma troca de favores, roubo e corrupção. Infelizmente essa é a nossa cultura.

OUVINDO SEMPRE

Esses dias estávamos num supermercado de Guarapuava e no corredor, dois senhores de idade avançada falavam em voz alta (ambos de máscaras, claro) e nós, só na escuta e gostando até demais daquele bate-papo político. Um deles dizia se referindo as eleições municipais de Guarapuava: “diz que tem alguns candidatos a prefeito fazendo campanha já e um é o médico do PT; o outro repicou: tem uma mulher médica (referia-se a Janaina Naumann que é bio-médica; parece que o Fernando Carli tá voltando, mas ele tá véinho né? O Vitor Hugo Burko quer ser prefeito de novo; o dr. Itacir da Prefeitura vai entrar no lugar do Cesar Silvestri. Esse é bom, homem sério”. Então está deste jeito. Especulações, palpites e muitas opiniões. Aguardemos as convenções de 31 de agosto a 16 de setembro, para falarmos “coisas com coisas” eleitorais.

FUNÇÕES DO VEREADOR

Devido ao desconhecimento de muitos cidadãos do País do BOLSONARO, inclusive os de Guarapuava, poucos sabem que vereadores tem como uma das principais funções, fiscalizar o prefeito e os serviços da prefeitura durante o mandato. Nem sempre é assim, aqui, no Pinhão, na Pitanga e no México.

Ao contrário, hoje quem tem conhecimento político, poderá se dar bem. É o caso, pelo que comentam, dos pré-candidatos Cesinha Malusa, Paulo Lima e Cristiane Wainer (de siglas diferentes) estudiosos dessa ciência, e que, segundo algumas pessoas, estão preparando o seu plano de governo, nas áreas de saúde, assistência social, segurança, esportes, saneamento básico e lazer.

Eles e outros postulantes novatos (marinheiros de primeira viagem, sonhadores) já estão trabalhando a sua imagem política e o planejamento eleitoral, que é de fundamental importância. Os atuais edis tentarão a reeleição e já estão no trecho, gastando, conversas, sola de sapato e gasolina, é claro. Mas sempre tomando e pagando aquele cafezinho gostoso, é o que comentam. De hora em hora, uma mentirinha aqui, ali e acolá.

AUDIÊNCIAS

Como o COVID 19, me parece, está indo embora para nunca mais voltar a Guarapuava, temos notícia que o Fórum Estadual poderá retornar com as audiências presenciais dia primeiro de setembro, sem aglomerações e com as devidas precauções (uso de máscaras e gel) para todos, incluindo, advogados, juízes, promotores, réus, testemunhas e funcionários.

KUSTER

Pouco falado politicamente está o empresário guarapuavano e petebista Roberto Kuster, que n’outra década já foi vereador e dos bons. Cogitaram o seu nome como pré-candidato a prefeito este ano, mas, segundo os manos Ná e Lúcia ele está bem quieto. Estamos acreditando que o Ticão, na hora “H”, será convidado a ser vice na chapa de alguém. Por merecimento. É homem de conduta limpa, prevalecendo a sua honestidade. Outros possíveis vice a prefeito da terra fria de Guarapuava: Bepe Vitorassi, comunicador Marcio Mello, João Edson de Lima, João Nieckars, Samuel Ribas e Celso Goes, respectivamente.

FUTEBOL

Saudades do futebol com estádios cheios. Na TV quebra-se o galho. Falamos do campeonato brasileiro em especial, com resultados lógicos e algumas zebrinhas. Semana passada o Santos FC, dos craques Soteldo e Marinho, recebeu o Furacão na Vila Belmiro e goleou. O Flamengo do Luciano Gago, Pablo e do pastor Mauricio de Santa Rita no Paraguai, vai se recuperar, temos certeza. O Coxa do professor Charutinho tá com pinta de cair. O Vasco do Luca aqui do EXTRA, do Arilson Machado (fã n.1 do argentino German Cano) e do comentarista Nelson de Lima da Rádio Cultura, chegará nas cabeças. O tricolor do Morumbi (São Paulo FC) do taxista e ex-jogador do Pavão, Airton Galo, tem um bom time mas faz poucos gols. Finalmente: o Grêmio de Porto Alegre do médico cubano/brasileiro Pedro Leiva e do filho Pedrinho deve chegar entre os 4 melhores da competição. O brasileirão só termina em fevereiro de 2021.