Política no Guará

Os bastidores da política guarapuavana

POLÍTICA NO GUARÁ

A informação chega no Jornal Extra dizendo que no distrito de Guará, município de Guarapuava, a população ainda não fala em eleições municipais deste ano. A preocupação maior é a pandemia. Temerosos estão, igualmente todos no Brasil. A expectativa é que o COVID’19 vá embora de vez; que o desemprego estacione e que o povo volte a trabalhar.

A boníssima família TAQUES que mora nesse distrito há mais de meio século, comandada pelo simpático casal Afonso e Helena, não arriscam dizer se algum conterrâneo será pré-candidato a vereador. Certa época a Diva liderava a política na localidade. Os filhos de Afonso, que são pessoas politizadas, poderiam sim “enfrentar” um pleito eleitoral em Guarapuava com boas chances de vitória. Quem sabe a competente professora Simone ou os seus irmãos Marlene e Sid se interessam pelo assunto?

TRIBUNAL

No ranking dos portais de transparência que o Tribunal de Contas/PR divulgou nesta semana, foi aferido os melhores colocados. Resultado: avaliação de Turvo 58ª na colocação; Guarapuava é a cidade 233 da lista com avaliação de 63,44; Prudentópolis 305 lugar e Pinhão 71. Parece normalidade ou tem surpresas?

PINHÃO

O prefeito do Pinhão ODIR GOTARDO que realiza um bom governo naquele município, comentam, vai tentar a reeleição em 2020. Pelo andar da carruagem ele deve repetir a dose, embora a oposição seja considerada fortíssima. Pinhão dista de Guarapuava 50 Km apenas.

CANDÓI

Por outro lado o prefeito do Candói (cidade há 70 km de Guarapuava) GELSON COSTA, sobrinho de José Gonçalves da Costa do Bairro Bonsucesso, também na segunda gestão, administrou bem o próspero município e sai no final do ano de cabeça erguida. Prestou um trabalho convincente. O professor/prefeito nasceu em Guarapuava e “beira” os 40 anos de idade. Os comentários entre os candoianos o apontam como um futuro deputado estadual. O seu desempenho naquele município agradou e está pautado pela sua liderança e idoneidade.

DILMA

Para descontrair em tempos de Covid, lembramos de uma “tirada” da ex-presidente Dilma que afirmou: “o problema do galo é quando ele só canta em período eleitoral”. Os petistas ainda brincam dizendo: “Toca pro Lula que ele tá livre”. O atual presidente do Brasil Jair Bolsonaro tenta conduzir o País sem tiradas e piadas; quer que o povo volte a trabalhar usando máscaras; teme pelo desemprego; fala em possível crise mas ainda está de bem com a maioria da população brasileira.

UBS

Na hora oportuna foi homenageado o falecido deputado federal Cesar Silvestri com a denominação de seu nome para o UBS/São Cristovão de Guarapuava em solenidade que contou com a presença de seu filho/prefeito Cesar e a deputada estadual Cristina. Claro, inauguração essa que agradou muito os moradores daquele bairro e muita gente também prestigiou o evento. A localização do novo e útil Posto de Saúde é no antigo Parque de Máquinas próximo ao DETRAN. Valeu Secretário de Saúde Celso Góes.

BATE-BOLA

As eleições municipais desse ano devem acontecer em dezembro mesmo e o assunto político está muito frio em Guarapuava, igualmente o clima +++ Ainda a pandemia é o assunto principal no mundo +++ Ildefonso Costa, um experiente político de Guarapuava deverá se arriscar de novo à vereador. +++ O radialista/pastor Isaias Roberto da 92 F/M segue a sua profissão origem, e de política “tá fora” embora gosta de falar sobre tal. Já o seu colega de Rádio/FM, o Chico Carbone da Massa, “sabidão” dessa ciência, espera a hora exata para comentar o assunto na sua emissora +++ Noticia-se que o atual vice-prefeito de Guarapuava ITACIR VEZARO, a cada dia que passa, tem a sua indicação à prefeito como certa. Com a palavra final o Silvestri Filho e demais companheiros da coligação +++ Finalmente: os nossos cumprimentos pelo aniversário ocorrido nesta semana da futura farmacêutica, a morena ALINE BATISTA. Que Deus a proteja e lhe de muita saúde. Aline é assídua leitora da coluna.