Menos de trinta dias de Cesar Filho na prefeitura

MENOS DE TRINTA DIAS DE CESAR FILHO NA PREFEITURA

Passados oito anos (duas Copa do Mundo) de altos e baixos, muito mais “altos” – o prefeito Cesar Silvestri Filho daqui há menos de 30 dias encerra a sua bela contribuição aos guarapuavanos como prefeito da Terra de Guairacá.

Evidente que os opositores devem estar dizendo, “graças a Deus” chegou ao final o mando político do filho da deputada Cristina. Na contra mão, os colaboradores dele no Paço Municipal (dignos e bem pagos secretários) devem estar pensando. Seguimos com o novo prefeito – o CELSO GÓES – ou voltamos a vida normal? Mas quem disse que – aqui fora – a vida é anormal? Quis dizer, voltar à rotina e as suas profissões de origem, tipo empresariais.

ALGUNS

Pelo que se ouve, alguns dos secretários atuais continuarão na prefeitura. Outros ganharão o “boné” mas saem de cabeça erguida (sem boné) com a missão bem cumprida. O Góes prefeito, comentam, ainda não escolheu os seus auxiliares diretos. Sabemos que teremos nas secretarias, os técnicos e os políticos. Uma escolha difícil. O papo nos bastidores é que cinco dos atuais, ficam mais 4 anos.

Certeza disso, comentaram, será a professora DORA da Educação. Ela é idônea em todos os sentidos. Também a vereadora Maria José está cotadíssima a ser a secretária de Saúde, campo que ela é mestre. Ouvi também um “burburinho” que a ex-candidata a prefeita JANAINA NAUMANN, poderá ser convidada a integrar o timaço administrativo do Celso Góes.

NOVATOS

De surpresas, podem aparecer o João Edson da Sanepar, o Mino que coordenou a campanha do Celso e quiçá o Gago. A verdade: falam por aí que o novo alcaide não garantiu vaga de secretário Municipal de Guarapuava (gostaram do termo vaga?) para ninguém. Até o dia 15 de dezembro deve sair a sonhada lista do primeiro escalão. A relação do 2º e terceiro respectivamente, falam, tem mais de cinquenta na espera. Haja cobrança e promessas de campanha.

NAPOLEÃO

Os entendidos de política e políticos e amigos do presidente da Câmara Municipal de Guarapuava, JOÃO NAPOLEÃO, reeleito em 15 de novembro (apertadamente, mas levou) garantem que o “homem do chapéu” continuará como presidente do legislativo em 2021. Garantia essa, considerando que o Napoleão, é simpático a muita gente, apresenta bons projetos de lei, sempre está ajudando o povo e com aquele jeitinho de mineiro. Quietinho, atencioso, bom de conversê, encaminhou ou direcionou verbas da CM para o hospital Center/Câncer da Cidade dos Lagos e a outras instituições. Evidente, o NAPOLEÃO é um vereador de competência múltipla.

NADA

Dizem que nada de errado verificou-se na administração da Câmara Municipal de Guarapuava nos últimos anos, nas mãos do João Napoleão. Nada fora encontrado de irregular até pela Polícia. Se tem processos tramitando, aguardemos as suas sentenças, para depois sim: conduzir o dito vereador carregado num “andor” pela rua quinze ou levá-lo para o X9, X salada. Conversa de bastidores, deixar bem claro. Esse meu povo leitor é danado. Detalhe: somos advogado e não Magistrado.

MENINO

Esses dias chamaram o vereador bom de voto (o mais votado e ele é do PODE) Pablo Almeida, de menino inteligente e de uma intelectualidade comprovada, devendo concorrer à presidência do Legislativo, gestão 2021/2022. É do time de novatos edis, que poderá desbancar o atual presidente. Não esqueçam que o vereador PAULO LIMA pode aparecer de surpresa na disputa.

COVID

Penso que devemos nos preocupar mais com a Covid/19 que chegou-chegando e preocupa os brasileiros. O desemprego no País, com a pandemia em alta, disparou. Por favor não culpem o “tadinho” do Jair Bolsonaro por isso. Só falta dizerem também que o presidente do Brasil é o culpado pela morte do craque argentino Maradona e pela má fase que atravessa o time do Corinthians no brasileirão.

BATE BOLA

Esses dias no Bar/Mercearia da Líbera no Bairro Bonsucesso, entre amigos, o futebol foi o assunto da hora. Dentre uma dúzia de torcedores e palpiteiros, o papo rolou também em relação a – quem foi melhor: Pelé ou Maradona? Lógico, fomos até o fim dizendo que o ex-jogador do Santos FC e Seleção brasileira, foi BEM melhor. Sem dúvidas. Dois ou três quiseram dizer que foi o Dom Dieguito. “Fizemos correr”, rsrs. Pelé foi um craque completo. Concordam senhores Selio Sansana, professor José Carlos Sansana, Tonico de Oliveira, Celso Capote, Celso Pinheiro, advogados, Jair Gavino, Rafael Xalão e Alan Quartiero, Guaraci Ribas, Milton Chapecó, Paulo Ianesko, Floriano Guiné, Silmar Copel, Tião Geremias Fonseca e Chico Carbone?