Irati passa a contar com serviços de Oncologia

Foto: Divulgação

A inauguração do novo espaço hospitalar contou com a presença do governador Beto Richa e do deputado Márcio Pauliki

Unidade de Serviço de Oncologia Clínica Adicional do Paraná, em Irati, foi entregue na sexta-feira (27). O deputado Marcio Pauliki participou da inauguração, onde falando para imprensa disse que este projeto é uma extensão do Hospital Erasto Gaertner (HEG). A instituição irá atender a cidade e todos os municípios da Associação dos Municípios Centro do Sul do Paraná.

A instituição inaugurada em Irati irá complementar e se somará ao atendimento que será ofertada pelo Instituto do Câncer dos Campos Gerais (ICCG), lançado nesta semana pelo Pauliki e pelo secretário de Estado da Saúde, Michele Caputo Neto. O ICCG irá funcionar no Hospital Regional Universitário de Ponta Grossa.

A luta por um atendimento regional aos pacientes oncológicos faz parte do meu trabalho desde antes eu assumir o posto de deputado. Irati e Ponta Grossa merecem complexos como esses. É fundamental ter uma descentralização no sistema de saúde. A população local não precisará se deslocar para realizar determinados procedimentos, afirma Pauliki.

O ambulatório é a primeira unidade do Erasto fora da capital. É uma conquista para toda a região. Essa unidade prestará um serviço de qualidade na área de atendimento e tratamento oncológico, diz o governador Beto Richa, que compareceu no evento.

A Unidade Irati funcionará nas dependências da Associação do Núcleo de Apoio ao Portador de Câncer de Irati (ANAPCI) que, por sua vez, desde fevereiro deste ano, atende o público que depende do suporte da instituição, em imóvel alugado.

O superintendente do Hospital Erasto Gaertner, Adriano Lago, comenta que, inicialmente, serão feitas consultas para avaliação de casos novos e atendimentos eletivos de pacientes já matriculados e em atendimento pelo Erasto. A Unidade Irati dispõe de dois consultórios médicos, sala de emergência, posto de enfermagem, farmácia, sala de treinamento e três salas para infusão de quimioterapia/medicamentos com capacidade para até 20 sessões por dia.

Atualmente, há aproximadamente 200 pacientes da região em tratamento no Erasto, em Curitiba, e gradativamente será feita avaliação dos pacientes de maneira individual para definir com segurança se a continuidade do tratamento será em Irati.