Instituto Virmond tem repasse de 500 mil aprovado por vereadores

Com votos favoráveis de todos os vereadores nas duas as sessões, só resta a sanção do prefeito Celso Góes

A última terça-feira (04) teve importantes votações na Câmara de Vereadores de Guarapuava, com a realização de duas sessões extraordinárias. Dois Projetos de Lei (PL) do Executivo, com impacto na área da saúde, tiveram suas primeira e segunda votações realizadas. Os PLs (E) 56/2023 e 57/2023 que permitem o repasse de 500 mil reais ao Instituto Virmond.

O repasse se deu por meio de dois PLs distintos, porque enquanto o 57 autoriza a o Município celebrar parceria com o Instituto Virmond, o 56 permite a abertura de despesas no Plano Plurianual de 2022 a 2025, na Lei de Diretrizes Orçamentárias nº 3320, de 06 de julho de 2022 e, na Lei Orçamentária Anual nº 3391, de 19 de dezembro de 2022, através de créditos adicionais suplementares.

De acordo com o plano de trabalho, encaminhado junto com o PL 56/2023, a verba deverá ser empregada para a reforma do Pronto Atendimento Ortopédico e Pediátrico. “Com objetivo de melhoria da qualidade de atendimento dos serviços de saúde prestados pela entidade aos usuários do SUS”, descreve o documento.

Com votos favoráveis de todos os vereadores nas duas as sessões, só resta que o prefeito Celso Góes sancione as duas Leis e ocorra a publicação no Boletim Oficial do Município para que o recurso chegue ao Instituto Virmond.

O Poder Legislativo de Guarapuava vem trabalhando para ajudar o Santa Tereza. Em abril, os vereadores Marcio Carneiro (Cidadania) e Professora Bia (MDB) ajudaram a articular duas diferentes emendas para o Instituto Virmond.

Já em maio, ao visitar o Ministério da Saúde em Brasília, o Presidente do Poder Legislativo de Guarapuava, Pedro Moraes, entregou à pasta um dossiê que relata o atual estado da instituição. Na ocasião, ficou indicada a realização de uma visita técnica ao hospital para levantar as principais necessidades.